Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria / Turismo em Dados

Coronavírus: 63% dos quartos de hotel estão fechados no Brasil, diz Fohb

Oferta de Disponibilidade Hoteleira2

Participaram da amostra hotéis tradicionais, condotel e apart-hotéis (Reprodução/Fohb)

O Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb) divulgou um relatório de Oferta de Disponibilidade Hoteleira realizado com o apoio de redes – associadas e não associadas. Nele constam dados de informação sobre o percentual de hotéis abertos e fechados, sempre usando como base o número de UH’s. Participaram da amostra hotéis tradicionais, condotel (copropriedades hoteleiras comercializadas 100% no mercado hoteleiro) e apart-hotéis, em meio a pandemia do coronavírus (Covid-19).

O levantamento revelou que 63% dos quartos disponíveis no universo de hotéis pesquisados estão fechados. Por enquanto a maioria (47%) dos hotéis projeta a reabertura apenas em junho, 24% em maio, 21% ainda em abril e 8% em julho. Na região Sudeste, que concentra o maior número de hotéis do país, 58% dos quartos disponíveis estão fechados. A região Norte é onde se encontra o menor número de quartos fechados com 51%, já região Sul possui o maior percentual, com 80%.

Oferta de Disponibilidade Hoteleira

Oferta de disponibilidade hoteleira por regiões (Reprodução/Fohb)

O percentual de quartos fechados é relativamente parecido entre as categorias econômico e midscale, com 60% e 65%. Os hotéis Upscale ainda tem 53% de quartos abertos. Já os resorts têm 100% dos quartos fechados. A maioria (47%) deve reabrir as portas no mês de junho.

Na comparação entre as 12 principais capitais e grandes metrópoles, seis delas possuem mais da metade dos quartos fechados com Porto Alegre e Curitiba atingindo percentuais de quase 70%. As outras seis ainda têm mais de 50% de quartos abertos, com apenas 30% e 35% fechados em Belo Horizonte e Vitória, por exemplo.

Receba nossas newsletters