Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

Coronavírus: hotelaria tem queda de 90% nos negócios

Patrick Mendes, CEO da Accor para América do Sul

Patrick Mendes, CEO da Accor para América do Sulaccor

Um dos segmentos mais afetados pela crise provocada pela pandemia de coronavírus, a hotelaria já contabiliza uma queda de 90% nos negócios. O dado foi divulgado pelo CEO da Accor na América do Sul, Patrick Mendes, durante reunião realizada nesta sexta-feira (20) entre empresários e o presidente Jair Bolsonaro e ministros, por meio de videoconferência.

“A indústria do turismo, da hotelaria, está sendo muito impactada, estamos falando de 90% da queda do volume de negócios, é brutal. Nós estamos com hotéis fechando todo o dia. Só hoje fecharam mais de 130 hotéis no Brasil. Na semana que vem, vai ter mais ou menos 300 hotéis que vão fechar no Brasil”, afirmou Mendes.

Ele projetou que o setor, que gera mais de um milhão de empregos diretos no Brasil, deve começar a demitir em breve. Patrick Mendes, no entanto, defendeu as medidas para ampliar o isolamento social, de forma a controlar a propagação do vírus o mais rapidamente possível.

“Na China, conseguimos ver uma retomada da atividade econômica e da atividade no turismo de business, porque o confinamento foi brutal. Então, me preocupa bastante de não ver ainda o que está acontecendo na França, onde já é tarde também, e o que aconteceu na China, e que deveríamos aplicar para reduzir o tempo da crise, senão não vamos conseguir segurar os empregos”.

O secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, que participou da reunião, garantiu que o governo oferecerá linhas de financiamento para dar liquidez ao setor de hotelaria durante esse período de crise.

“A gente entende a dificuldade, estamos vendo que não tem saída de curto prazo mesmo, muitos são pequenos não têm recursos, e têm que pagar seus funcionários, [mas] temos linha de curto prazo, de capital de giro. Temos absoluta certeza que essa é uma crise temporária e quando passarmos por isso, o turismo no Brasil continua, o turismo de negócios, o turismo internacional e de lazer”, afirmou.

Receba nossas newsletters