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Hotelaria

Diretores de Vendas e Marketing da HSMAI Brasil compartilham insights para a hotelaria em 2024

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O conteúdo foi elaborado em bate-papo inédito que visa o desenvolvimento dos profissionais da Hotelaria e do Turismo (Foto: divulgação)

A HSMAI Brasil criou em 2023 uma comunidade com cerca de 35 Directors of Sales & Marketing das principais redes e hotéis de luxo do país. A partir desta inciativa, o grupo antecipou e apontou cinco insights essenciais para a hotelaria para o próximo ano.

Desde 2016, a associação já mantém um movimentado grupo no Whatsapp e encontros periódicos com os Heads de Revenue Management & Distribuição das principais marcas hoteleiras. Esse ano, foi a vez dos Diretores Comerciais. Como próximos passos, o grupo intensificará as trocas pelo grupo de whatsapp e já está convidando novos Diretores Comerciais. Além disso, o grupo possui um novo encontro marcado para dezembro

“Os líderes comerciais das principais empresas hoteleira compartilham insights sobre tendências, movimentos de mercado e discutem sobre os obstáculos que a equipe de vendas vem enfrentando, possibilitando encontrar soluções eficazes em conjunto, o que cria um ambiente de aprendizado e colaboração que é imprescindível para o desenvolvimento da hotelaria nacional”, explicou Priscila S. Domit, diretora de Vendas, Marketing e Vacation Club do Grupo Royal Palm Hotels e membro do grupo.

Recentemente, sob o comando de Gabriela Otto, presidente da associação no país e na América Latina, cerca de 15  dos principais executivos de Vendas e Marketing da hotelaria nacional, reunidos no Renaissance São Paulo. Estiveram presentes as redes importantes e decisivas na estratégia hoteleira no Brasil como: Atlântica Hotéis, Royal Palm, Fasano, Unique, Blue Tree Hotels, Whyndam, Marriott, Atrio, Slaviero, IHG, Windsor, Tivoli, Intercity, entre outras.

Confira abaixo os insights:

1. Expectativas dos gestores de viagens – Há uma expectativa muito grande do mercado em limitar o aumento de preços para o ano de 2024, principalmente na hotelaria. Mas, segundo o grupo, os gestores precisam entender qual é a realidade que precisará ser praticada no hotel e seguir com a necessidade de aumento da diária média para suprir as demandas da hotelaria;

2. Tarifas dinâmicas – É necessário aceitar que as tarifas dinâmicas vieram para ficar. Já deixou de ser uma tendência e se tornou o normal a ser praticado. É preciso deixar claro para os clientes que a precificação deve ser saudável para os dois lados: clientes e hotéis;

3. Líderes comerciais e novo posicionamento – Os hoteleiros precisam formar suas equipes para que entendam como se posicionar e negociar de forma mais estratégica perante os compradores;

4. Diferentes canais = diferentes preços – É urgente que os hotéis comecem a pensar sua precificação de acordo com o canal de compra utilizado pelo cliente. Além disso, o meio de pagamento também deve ser considerado nesta conta;

5. Corporate x Lazer e Tech x Pessoas – É muito importante que as equipes consigam segmentar esses assuntos e pensar estrategicamente para cada um deles. Como impactar o público corporativo é diferente de como abordar o cliente que está a lazer. O mesmo vale para a aplicação tecnológica e como combiná-la com o atendimento humanizado às pessoas.

“A colaboração entre os líderes comerciais das redes hoteleiras é essencial para compreender as demandas dos clientes em constante evolução, adaptar estratégias de vendas e garantir a excelência no atendimento. Reconhecemos que, nestes encontros, impulsionamos o crescimento sustentável e elevamos o padrão da indústria hoteleira no Brasil”, finalizou Erilton Junior, head de Vendas e Marketing na Blue Tree Hotels e membro do grupo.

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