Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Hotelaria

FBHA destaca esforços para a retomada do turismo religioso no Brasil

Santuário Nacional de Aparecida divulgacao fbha

Anualmente são feitas 17,7 milhões de viagens domésticas movidas pela fé

O Turismo Religioso busca se recuperar do prejuízo provocado pela pandemia, após o fechamento de igrejas, santuários, basílicas e outros espaços similares por conta da pandemia. As medidas de isolamento social adotadas em diversas cidades brasileiras mudaram completamente o roteiro das viagens ao longo do ano, o que gerou um déficit expressivo para a cadeia produtiva do turismo brasileiro.

“Na próxima quinta-feira (21), será celebrado o Dia Mundial da Religião. Essa data é muito importante, pois milhões turistas se mobilizam para conhecer mais de 200 destinos nacionais focados em diferentes tipos de religião. É inegável que o fechamento desses estabelecimentos, no ano passado, trouxe prejuízos para o setor. Entretanto, vale destacar que a maioria dos locais passou por mudanças em seus protocolos de segurança, adotando medidas preventivas mais criteriosas”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).

De acordo com o Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, anualmente são feitas 17,7 milhões de viagens domésticas movidas pela fé. Além disso, apenas em 2017, a religião movimentou R$ 15 bilhões no país e atraiu em torno de 30 peregrinos estrangeiros.

“A peregrinação, por exemplo, é uma forte incentivadora para o surgimento de novos negócios, o que gera emprego e renda para a população. Entre os destinos conhecidos, podemos citar Aparecida (SP), cuja catedral-basílica recebeu 12 milhões de visitantes em 2018; Nova Jerusalém (PE), palco anual da Paixão de Cristo no agreste pernambucano; Juazeiro do Norte (CE), com o Santuário do Padre Cícero; e Belém (PA) e a tradicional comemoração do Círio de Nazaré”, esclarece Sampaio.

Receba nossas newsletters