Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Fotos / Hotelaria

Fohb comemora bons resultados do primeiro semestre (Veja fotos)

.

.

Teve início há pouco o 11º Encontro Comercial do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb). Na abertura do evento; o presidente da entidade; Rafael Guaspari; revelou os dados consolidados do desempenho da hotelaria brasileira no primeiro semestre de 2010. A ocupação média ficou em 62;72%; um crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2009. A diária média teve um acréscimo de 5;9%; ficando em R$ 179;23. Já o Revpar (receita por apartamento disponível) foi de R$ 114;20; um avanço de 16;3%.

De acordo com Guaspari; esses indicativos são excelentes e demonstram uma retomada do setor; que ficou praticamente estagnado em 2009 devido a crise econômica. “Os números de 2009 foram praticamente idênticos aos de 2008. Enquanto o mundo todo sofreu com a crise; nós mantemos o mesmo nível”; disse. “Agora estamos recuperando o crescimento. Considero esses números sensacionais para o setor”; completou.

Guaspari ressaltou que essa taxa de crescimento deve ser mantida até o final do ano. Na opinião dele; o crescimento da hotelaria em 2010 deve mostrar números parecidos com os do primeiro semestre. “Historicamente o segundo semestre é sempre melhor para a hotelaria; mas se esses números forem mantidos será muito positivo”; destacou.

O tema deste evento é “Desafios da Distribuição Hoteleira”. O presidente do Fohb ressaltou que este é um assunto de extrema importância para o setor; que deve sempre buscar o canal mais eficiente e que traga o maior retorno. “Para isso; os executivos tem que se atualizar e este evento é excelente para isso e também para trocar experiências”; comentou.

Segundo ele; as agências de viagens continuam sendo um canal importante de distribuição para a hotelaria. Guaspari destacou que vê uma grande evolução das agências; que vêm se adequando às mudanças na dinâmica do setor. “Quem não souber se adequar acaba perdendo espaço. Eu vejo um trabalho bem forte das agências para continuar sendo atrativas e competitivas”; afirmou.

Palestras – Durante o dia; os hoteleiros presentes assistiram diversas palestras relacionadas ao tema. Gustavo Syllos; diretor de Marketing e Vendas da rede Slaviero; falou sobre distribuição e do trabalho do Grupo Comercial do Fohb. Ele enumerou os diferentes canais de distribuição e as vantagens e desvantagens de cada um. “É necessário definir uma política de distribuição com processos e regras claras; sempre levando em conta os diferentes meios e evitando conflitos”; disse.

Em seguida; Arnaldo Brazil; diretor da Prime Action Consulting; que comparou o setor hoteleiro com outros setores da economia. Ele apontou as semelhanças com outros mercados e ressaltou que os canais e públicos são diferentes; por isso devem ser tratados de forma diferente. “Os canais existem porque é a forma mais econômica de se chegar ao mercado”; ressaltou. “No entanto; é necessário segmentar e definir estratégias diferentes para cada um deles”; completou.

Antes do almoço; o grupo pôde ver uma apresentação da Sabre Hospitality Solution; braço do Sabre para a hotelaria; que foi criada no início do ano. A palestra foi feita pelo diretor de Vendas da empresa para a América Latina; Leandro Carvalho. Ele destacou que esta solução acaba disponibilizando diversos canais para a hotelaria em apenas um. “O Sabre praticamente inventou a distribuição eletrônica e tem muito para acrescentar na hotelaria”; disse.

O evento conta com a presença de aproximadamente 200 participantes de 25 redes hoteleiras. Na parte da tarde; haverá palestra de Flávia Virginia; consultora especializada em inteligência e ética; sobre Coexistência e Sentido do Trabalho. Em seguida; Paulo Salvador; profissional especializado em distribuição; falará sobre Multicanais e os desafios profissionais. Para encerrar as atividades; Daniela Pereira; do IHG; Gustavo Syllos; do Slaviero e Wellington Estruquel; do Pestana; debaterão sobre o tema do evento.

Rafael Guaspari

Receba nossas newsletters