Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

Hotel Sustainability Basics do WTTC conclui 2023 com mais de 1,3 mil hotéis inscritos

Julia Simpson presidente e CEO do Conselho Mundial de Viagens e Turismo WTTC Foto Rafael Torres ME e1703160926917 Hotel Sustainability Basics do WTTC conclui 2023 com mais de 1,3 mil hotéis inscritos

Julia Simpson, presidente e CEO do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) (Reprodução)

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) realizou, na tarde desta quarta-feira (20), um encontro virtual com a presidente e CEO Julia Simpson para debater questões relacionadas ao trabalho e impacto que a iniciativa global Hotel Sustainability Basics teve para promover a proteção do meio ambiente e comunidades pelo mundo. A entidade concluirá 2023 com mais de 1,3 mil hotéis verificados em sua iniciativa de sustentabilidade global independente.

Neste primeiro ano de atuação, a iniciativa do WTTC consolidou sua liderança na indústria em direção a um futuro mais sustentável. Contando com o respaldo de mais de 30 países, a iniciativa promoveu, neste primeiro ano de atuação, a verificação a aprovação de milhares de estabelecimentos de hospedagem, principalmente de unidades de grandes redes hoteleiras que já se adaptaram às novas regras de sustentabilidade.

Expectativa para 2024 é de dobrar ou mesmo triplicar a quantidade de hotéis com o selo Basics. “Vamos focar neste segundo momento em pequenos e médios estabelecimentos de hospedagem”.

Mas, a expectativa para 2024 é de dobrar ou mesmo triplicar a quantidade de hotéis com o selo Basics. “Vamos focar neste segundo momento em pequenos e médios estabelecimentos de hospedagem e, assim ampliar ao máximo o comprometimento desses meios com a política de sustentabilidade da WTTC”, assinalou Simpson.

“Basics é um programa global para ajudar aos hotéis a reduzir as emissões, apoiar às comunidades locais e proteger a natureza. Este é o único programa independente que ajuda aos hotéis a analisar seu impacto ambiental. A adoção do Basics segue avançando, com países inteiros comprometidos a obter uma mudança real e duradoura”, explicou.

“À medida que olhamos para o futuro, nosso enfoque segue sendo fortalecer estes esforços, garantindo que a cada passo nos aproximemos de uma visão unificada da sustentabilidade na hospitalidade. Esperamos que milhares de estabelecimentos adotem a iniciativa ao longo de 2024”, finalizou Julis Simpson.

A iniciativa global Hotel Sustainability Basics trabalha um conjunto mínimo de indicadores de sustentabilidade que todos os hotéis devem implementar, incluindo basicamente três pilares: eficiência, planeta e pessoas, e envolvendo 12 critérios, dentre outros: redução de uso de energia, água, resíduos e emissões de CO2; reuso de roupa branca (toalhas e lençóis), eliminação de plásticos, consumo de opções veganas na alimentação e uso de produtos ecológicos; além de atuar nas comunidades onde o hotel se estabelece com geração de empregos, uso de produtos locais, preservação da natureza e redução das dificuldades.

Para fazer parte deste ainda seleto grupo de hotéis espalhados pelo mundo e que já foram submetidos a avaliação de impacto ambiental nas três categorias, cada estabelecimento tem que adaptar-se à nova realidade socioambiental e climática que o mundo enfrenta. “Não estamos obrigando ninguém a adotar a política WTTC de sustentabilidade, mas orientando nossos parceiros a trabalhar e operar pelo futuro do planeta”, sinalizou.

Vale destacar que esta iniciativa global é fiscalizada por verificadores reconhecidos internacionalmente: Green Key e SGS. O Turismo Sustentável em destinos turísticos e sua rede hoteleira tem que reconhecer todos os impactos, tanto positivos como negativos. A ideia da iniciativa global Basics tem como objetivo minimizar os impactos negativos e maximizar os positivos. Os impactos negativos para um destino, por exemplo, incluem danos ao ambiente natural e superlotação, para citar alguns.

Receba nossas newsletters