Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Curiosidades / Hotelaria / Turismo em Dados

Hotelaria: 75% das aberturas previstas se concentram em estados do Sul e Sudeste

Nos próximos cinco anos, o Brasil contará com a abertura de 169 novos hotéis, que representarão um incremento de 24,9 mil unidades habitacionais na oferta hoteleira de todo o País. Os novos empreendimentos são resultado de um investimento de R$ 6,6 bilhões. Mas em meio a este número o que chama atenção é a distribuição, ou melhor, a falta de distribuição destes hotéis pelo país.

Novos hotéis até 2024, por estado

Do total de aberturas, 75% se concentram em estados do Sul e Sudeste

Do total de aberturas, 75% se concentram em estados do Sul e Sudeste, sendo 69% de todas as UHs do país destinadas a cinco estados (São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro). Os destinos ocupam cinco das seis primeiras posições entre as novas aberturas, acompanhados de Pernambuco (5º), com novos hotéis previstos e 1,5 mil unidades habitacionais. Ao todo, 11 estados não contam com aberturas previstas. Os dados são da 14ª edição do levantamento Panorama da Hotelaria Brasileira, elaborada realizada pelo Hotelinvest e pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb).

Crescimento da oferta por estado

Os dados são da 14ª edição do levantamento Panorama da Hotelaria Brasileira, elaborada realizada pelo Hotelinvest e Fohb

Crescimento do interior

Apesar da concentração em um pequeno número de estados, a distribuição é melhor quando analisado o número de cidades atendidas, 105 ao todo. Neste contexto, destaca-se o crescimento da oferta no interior, responsável por 56% dos novos hotéis previstos, seguido por capitais (36%) e cidades de Região Metropolitana (8%). Das novas UHs, 62% serão construídas em cidades com até 500 mil habitantes e 56% em cidades do interior.

Oferta de hotéis capital X interior

Oferta de hotéis capital X interior

Categorias

O investimento do setor está direcionado às categorias econômica e midscale, que representam um total de 76% das novas aberturas. Até 2023, estão previstas as construções de 16 mil unidades habitacionais nas categorias supereconômico e econômico, 6,6 mil da categoria midscale e upper-midscale e pouco mais de mil nas categorias upscale e luxo.

Novos hotéis por categoria

Até 2023, estão previstas as construções de 16 mil unidades habitacionais nas categorias supereconômico e econômico

Redução no número de novas aberturas

A última edição do levantamento, divulgada em setembro, previa o aumento de 177 hotéis até 2024. Destes, 31 entraram em operação e outros 39 novos contratos foram assinados até janeiro deste ano. No entanto, 16 empreendimentos foram cancelados, o que resultou em uma redução de 4,5% no número de aberturas previstas entre um levantamento e outro. Em UHs este impacto foi de 3,8%.

Receba nossas newsletters