Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Curiosidades / Hotelaria / Tecnologia

OTA hoteleira Amoma declara falência alegando “concorrência desleal”

A OTA hoteleira Amoma anunciou neste fim de semana o fim de suas operações. A falência foi comunicada em nota divulgada no próprio site da empresa. Todas as reservas efetuadas diretamente pelo site foram canceladas e os clientes orientados a entrar em contato com o hotel ou com a instituição de pagamento. Por ser sediada em Genebra, na Suiça, não é possível mensurar a dívida da Amoma.

Nota da Anoma

Nota da Anoma

Em nota, a empresa culpa aquilo que chama de “condições financeiras insustentáveis” praticada por sites de comparação de preço de hotéis, o que prejudicou seus negócios, oferecendo tarifas mais baixas que as praticadas em diversos sites.

A agência observa que “as entidades que alegam agir como ‘comparadores de preços’ são, na prática, agências que redirecionam consumidores para entidades como a nossa em troca de pagamento pelo custo do clique”. O texto ainda segue com a afirmação de que “essas agências às vezes pertencem a empresas que operam no mesmo segmento que a nossa, o que tem um impacto negativo na livre concorrência . Elas estão em uma posição dominante no mercado e achamos que isso é prejudicial para a empresa”.

De acordo com a Anoma, a concentração de mercado em virtude deste processo já está sendo investigada por autoridade em países como Austrália, Espanha e Estados Unidos.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA:

Sua reserva provavelmente será cancelada por nossos fornecedores.

Senhoras, Senhores, Caros Clientes,

Desde a sua criação, a AMOMA sempre se esforçou, com sucesso, para encontrar a melhor relação custo / benefício para seus clientes.

As entidades que alegam atuar como “comparadores de preços” são, na prática, agências de mídia que redirecionam consumidores para entidades como a nossa em troca de pagamento pelo custo do clique. Às vezes, essas agências pertencem a empresas que operam no mesmo segmento que o nosso, o que tem um impacto negativo na livre concorrência. Eles estão em uma posição dominante no mercado e achamos que isso é prejudicial para os consumidores finais.

De fato, depois de ocuparem seu lugar hoje, essas entidades impõem unilateralmente condições financeiras insustentáveis, porque trabalhamos ao menor preço possível para beneficiar nossos clientes, não para essas agências de mídia.

O resultado é uma concentração de mercado em que apenas um número muito pequeno das principais agências de viagens online poderá sobreviver. Eles também podem saber que as autoridades públicas estão abrindo procedimentos de investigação contra essas entidades, principalmente na Austrália, Espanha e, mais recentemente, conforme divulgado na imprensa, nos Estados Unidos.

No entanto, essas práticas comerciais unilaterais que nos são impostas nos impedem de continuar com nossas atividades. Portanto, lamentamos ter de informá-lo da cessação de nossas atividades, com efeito imediato.

Para pessoas que reservaram quartos através do nosso site:

Entre em contato com o hotel reservado para saber a disponibilidade do serviço.

Entre em contato com sua instituição de pagamento ou companhia de seguros de viagem.

Embora lamentemos ter de informá-lo do que foi dito acima, enviamos a vocês, Senhoras e Senhores, Caros Clientes, nossos melhores desejos.”

Receba nossas newsletters