Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

Prêmio Top Hotel RJ 2023 destaca os melhores projetos em quatro categorias

1 lugar acao social Secretaria Dani Maia e equipe do Hilton Copacabana Prêmio Top Hotel RJ 2023 destaca os melhores projetos em quatro categorias

1° lugar categoria Ação Social – secretária Municipal de Turismo do Rio de Janeiro, Dani Maia, e equipe do Hilton Copacabana (Divulgação)

Em sua 18ª edição, o Top Hotel RJ elegeu os melhores projetos em quatro categorias: ação social, em homenagem a Corintho Falcão, banqueiro, agente de viagens, empresário, advogado, usineiro e hoteleiro; empreendedorismo, em homenagem a Eduardo Tapajós, hoteleiro, químico industrial e advogado; além das categorias “Selo Verde da Hotelaria”, com cases de sustentabilidade, e a homenagem “Expansão Hoteleira”, que evidencia os melhores projetos de ampliação ou retrofit.

A premiação aconteceu na noite desta quarta-feira (29), de comemoração para a hotelaria carioca, com a entrega do Prêmio Top Hotel RJ 2023 e a tradicional festa de fim de ano. Este ano, a premiação registrou recorde de adesão: foram 19 inscrições de projetos de 16 empreendimentos hoteleiros, com participação de quatro hotéis do interior.

As grandes estrelas da noite foram os hotéis premiados: Hilton Copacabana e Fairmont Rio de Janeiro, que levaram primeiro e segundo lugar respectivamente na categoria Ação Social; Casa Hotel Fazenda Santa Bárbara e Le Canton, premiados na categoria Empreendedorismo; e Container Eco Suítes e Grupo Arpoador, os grandes vencedores na categoria Selo Verde. O Hotel Windsor Leme foi o homenageado na categoria Expansão Hoteleira.

O evento contou com presença do presidente da Câmara dos Vereadores, Carlo Caiado, o secretário de Estado de Turismo RJ, Gustavo Tutuca e a secretária municipal de Turismo do Rio de Janeiro, Daniela Maia, entre outros.

2 lugar Selo Verde Equipe do Grupo Arpoador Prêmio Top Hotel RJ 2023 destaca os melhores projetos em quatro categorias

2° lugar categoria Selo Verde – Equipe do Grupo Arpoador (Divulgação)

A delegada Patrícia Alemany foi homenageada pelo belo trabalho que vem realizando à frente da Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista. “É com muita felicidade que eu e minha equipe recebemos esse prêmio, um reconhecimento incrível. Polícia não está acostumada a receber parabéns, só críticas e cobranças”, brincou ela.

Em seu discurso, o vice-presidente do HotéisRIO, José Domingo Bouzon, fez um balanço das principais frentes de atuação do setor hoteleiro e do trade fluminense pelo desenvolvimento da atividade e chamou 2023 de o ano da consolidação, com calendário de eventos aquecido e taxas de ocupação com níveis superiores aos conquistados em 2022. Já o presidente da ABIH-RJ, Paulo Michel, reforçou o agradecimento do setor à Secretaria Estadual de Turismo pelo trabalho de promoção que vem sendo desenvolvido em parceria com os players do setor.

Confira os cases premiados

CATEGORIA AÇÃO SOCIAL

Hilton Copacabana e Fairmont

Orgulho da cultura afro – O Hotel Hilton Copacabanaapoiou o projeto Pretonomia, cujo nome é um neologismo criado para destacar a importância do povo preto e pardo e de sua culinária. O projeto quer reavivar a relevância da ancestralidade desse povo por meio da visibilidade dos insumos, preparações e receitas com influências africanas, além de capacitar pessoas pretas e pardas para atuarem na área de gastronomia.

Responsabilidade social como prioridade – O Fairmont Rio de Janeiro, em Copacabana, tem entre seus principais valores o apoio a ações sociais independentes. No momento, são sete, que envolvem desde o tratamento de doenças a alimentos para quem passa fome.

CATEGORIA EMPREENDEDORISMO

Casa Hotel Fazenda Santa Bárbara e Le Canton

De seminário jesuíta a hotel fazenda – A grande vencedora da categoria, a Casa Hotel Fazenda Santa Bárbara, no município de Engenheiro Paulo de Frontin, no Vale do Café, no Rio de Janeiro.

Com 120 contratados (eram 65 antes da pandemia de Covid-19), o empreendimento é o segundo maior empregador do município, continua ajudando a comunidade, injetando, em média, 70 mil turistas por ano na região e com uma média de 70% de ocupação.

Le Canton para todos – O hotel é uma referência em hospedagem de luxo e bom gosto para toda a família. O empreendimento, que recebe turistas de todo o Brasil e do exterior, decidiu se tornar um destino turístico também para os moradores de Teresópolis, cidade onde está estabelecido. Para tanto, criou, em 2020, o “Iniciativa Destino Le Canton”, para o qual foram construídas, em 50 mil m2, diversos equipamentos para lazer, independente da hospedagem. Como resultado, 200 mil pessoas visitaram o empreendimento. Além de incrementar a integração com a comunidade local, ainda gerou um faturamento de R$ 15,5 milhões.

CATEGORIA SELO VERDE

Container Eco Suítes e Grupo Arpoador

 Ecológico raiz – Quando o empreendimento hoteleiro é pensado desde o início para incluir conceitos e práticas sustentáveis, os resultados superam as expectativas. É o caso do Container Eco Suítes, localizado em Cabo Frio, ao lado de uma unidade de conservação ambiental (APA Pau Brasil). A pousada é toda feita de material reciclado e itens de reuso e aplica diversas iniciativas sustentáveis para garantir a eficiência energética e reutilização de recursos naturais. Possui três sistemas de tratamento de água e esgoto, energia solar e eólica, horta orgânica e viveiro de mudas de árvores nativas, entre outras iniciativas.

Certificação Lixo Zero – O projeto City&Sea Sustentável foi lançado pelo Grupo Arpoador em julho de 2022 e tinha como desafio fazer com que a rede alcançasse a certificação Lixo Zero em um prazo de um ano. Em julho de 2023, esse compromisso foi concretizado, transformando o grupo na primeira rede hoteleira do Rio de Janeiro a conquistar a cobiçada certificação, emitida pelo Instituto Lixo Zero Brasil.

CATEGORIA EXPANSÃO HOTELEIRAA homenageada na categoria “Expansão hoteleira” foi a Rede Windsor, pela unidade Windsor Leme. Em 2021, a rede decidiu fazer um retrofit no hotel, concluido no primeiro semestre de 2023. A unidade passou por um processo de modernização e atualização, que incluiu acomodações, fachada e lobby, além da área de eventos, que conta com um andar exclusivo com seis salões.

Receba nossas newsletters