Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Feiras e Eventos / Hotelaria

Summit Eventos Brasil termina com avanço nas discussões sobre reforma tributária

IMG 20230913 WA0020 Summit Eventos Brasil termina com avanço nas discussões sobre reforma tributária

Autoridades e executivos da indústria brasileira de eventos e turismo participam da terceira edição do Summit Eventos Brasil (Divulgação)

A terceira edição do Summit Eventos Brasil foi encerrada nesta quarta-feira (13) em Fortaleza. O seminário nacional foi concluído com um Simpósio Satélite sobre Ação e Capacitação para Captação de Eventos Internacionais, por Vaniza Schuler, gerente de Turismo de Negócios, Eventos e Incentivos da Embratur.

As reformas tributária e trabalhista foram os temas mais debatidos durante o encontro. O presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Sergio Junqueira, liderou as discussões em torno do tema com uma série de executivos e autoridades, como a senadora Augusta Brito (PT-CE). A parlamentar reconheceu as atuais necessidades da indústria brasileira de eventos e turismo e firmou o compromisso de compartilhar a preocupação do setor com senadores de outros estados. “As reivindicações são justas, serei uma aliada”, pontuou Augusta Brito.

Já o deputado federal Luís Gastão (PSD-CE) informou que pretende atuar como um aliado do setor de eventos. Gastão, inclusive, comunicou aos participantes do Summit Eventos Brasil que protocolou e conseguiu encaminhar, na última segunda-feira (11), emenda à PEC 45 que trata da reforma tributária incluindo os prestadores de serviços turísticos, bares e restaurantes e aviação regional num regime de tributação diferenciado. A expectativa agora é de que o setor prepare uma Nota Técnica para ser levada ao Senado, além disso existe a possibilidade da criação de uma Frente Parlamentar Mista de Eventos. Isso porque o texto da reforma tributária já foi aprovado na Câmara dos Deputados e em breve deve ser apreciado no Senado Federal.

Os executivos do segmento estão preocupados com um possível prejuízo ao setor, caso o atual texto da reforma tributária seja aprovado. “Estamos nos articulando para garantir que nossa voz, a voz da indústria brasileira de eventos e turismo seja ouvida em Brasília”, pontua Sergio Junqueira.

O III Summit Eventos Brasil discutiu o atual cenário do setor no país, mas também trouxe aos participantes as “Experiências Internacionais em Eventos e Turismo” num painel mediado pelo acadêmico Márcio Favilla que contou com a presença de três convidados estrangeiros: Luis Ricardo Martínez, presidente da Federação de Organizadores de Congressos e Eventos da América Latina; Ana Maria Viscasillas, presidente da Consultoria Global Business and Tourism Services, de Porto Rico; e Arnaldo Nardone,  diretor geral do Grupo Fiexpo Exhibition, diretor-fundador da Consultoria MICE Internacional e ex-presidente Mundial da Associação Internacional de Congressos e Convenções.

“Tivemos três dias muito, muito enriquecedores para o setor. Conseguimos reunir alguns dos principais executivos da indústria brasileira de eventos e turismo, além de termos a presença de autoridades públicas, como secretários, deputados e senadores que estiveram conosco durante esses três dias e compreenderam a importância do fortalecimento do nosso setor para a economia brasileira. Saímos do Summit com o sentimento de missão cumprida e muita gratidão”, conclui Enid Câmara, vice-presidente da Abeoc Brasil.

Participaram, entre outras autoridades e executivos da indústria brasileira de eventos e turismo, Fátima Facuri, presidente da Abeoc Brasil; Sergio Junqueira Arantes, presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo; Alexandre Sampaio, coordenador do Cetur/CNC e presidente da FBHA; Paulo Ventura, presidente da Ubrafe; Alexandre Pereira, presidente da Anseditur e secretário de Turismo de Fortaleza; Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Estado do Ceará; e Enid Câmara, presidente da Abeoc Ceará e diretora Regional Ceará da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.

Receba nossas newsletters