Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Hotelaria / Política

Tiradentes (MG) recebe fiscalização para formalizar meios de hospedagem no Cadastur

De 129 hotéis e pousadas fiscalizados no destino mineiro, 70 já se regularizaram no cadastro de prestadores de serviços do Ministério do Turismo

De 129 hotéis e pousadas fiscalizados no destino mineiro, 70 já se regularizaram no cadastro de prestadores de serviços do Ministério do Turismo

A cidade de Tiradentes (MG) contou com a presença de fiscais do Ministério do Turismo para fiscalização de meios de hospedagem, entre hotéis e pousadas, durante toda esta semana. A ação, resultado de um trabalho remoto que antecipou a formalização de setenta empresas no Cadastur, fiscalizou 59 empreendimentos presencialmente.

A cidade histórica é um dos principais destinos turísticos de MGe conta, atualmente, com um total de 92 meios de hospedagem operando formalmente. As unidades estão entre os serviços turísticos de cadastro obrigatório no Cadastur. Além de assegurar aos hóspedes a contratação de um serviço formalizado no Ministério do Turismo, o cadastro de meios de hospedagem contribui para a categorização dos destinos no Mapa do Turismo Brasileiro.

Tiradentes, por exemplo, é um destino da categoria “A” pela forte contribuição da atividade turística à economia local. A cidade histórica recebe grande fluxo turístico, regional, nacional e estrangeiro.

“O Cadastur é um dos instrumentos previstos na estratégia de implementação do Programa de Regionalização do Turismo e permite tomar decisões mais acertadas na implementação das políticas do MTur, respeitando as peculiaridades dos municípios brasileiros”, afirmou o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTur, Aluizer Malab.

A maioria dos programas e ações do MTur voltados para os municípios e empreendedores, como o financiamento de projetos, exige o número do Cadastur. Além de garantir diversas vantagens e oportunidade de negócios, o Cadastur é também uma importante fonte de consulta para o turista com mais de 90 mil prestadores de serviços.

Além dos meios de hospedagem, são serviços turísticos de cadastro obrigatório as agências de turismo, guias de turismo, transportadoras turísticas, acampamentos turísticos, parques temáticos e empresas organizadoras de eventos. O cadastro é gratuito e totalmente online, através do site www.cadastur.turismo.gov.br.

Receba nossas newsletters