Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

Turismo apoia associação de hostels em Porto Alegre

TOs hostels são uma opção para turistas em todo o mundo que buscam preços mais econômicos. Em Porto Alegre, este segmento ganhou impulso há cerca de três anos, e atualmente a cidade conta com sete estabelecimentos do gênero que oferecem cerca de 500 leitos em quartos privados ou coletivos.

Interessados em se organizar, proprietários desses estabelecimentos tiveram hoje (23/08) reunião com o secretário municipal de Turismo, Raul Mendes da Rocha, em busca de apoio na criação de uma associação e fortalecimento do segmento. De acordo com Bibiana Strohmayer, do Porto Alegre Hostel Boutique, embora sejam empresas formais, os hostels ainda não são reconhecidos oficialmente no país pelo Ministério do Turismo como uma categoria de hospedagem.

Na reunião, ficou definido que a SMTUR realizará visitas técnicas aos estabelecimentos para conhecer as estruturas existentes bem como as demandas. A partir disso, em conjunto com os empreendedores, deverá ser criado um plano de ação com vista à formalização de uma associação que passará a fazer a interlocução institucional na busca do fortalecimento e reconhecimento da atividade de hospedagem. “Os hostels são mais um benefício para o Turismo de Porto Alegre, assim como acontece em importantes destinos turísticos internacionais”, avaliou Mendes da Rocha. Os empreendedores também mostraram interesse em participar dos programas de qualificação e capacitação oferecidos pela SMTUR a trabalhadores do setor. Também participaram da reunião os proprietários dos hostels Porto do Sol, Bom Fim Hostel e Hostel Porto Tchê.

Fernanda Lutfi

Receba nossas newsletters