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Destinos / Feiras e Eventos / Hotelaria

Incentivos fiscais e promoção ampliam eventos na Colômbia

 

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Incetivo fiscal para hotéis é apontado como princiapal motivo para o crecsimento do número de eventos. Vista aérea da cidade de Bogotá – Foto: Greater Bogotá Convention Bureau

BOGOTÁ – A Colômbia completou em 2015 oito anos consecutivos no TOP 5 da lista de melhores destinos latino-americanos para o mercado Mice, atrás apenas de Brasil, Argentina e México. Os bons resultados apresentados no período são decorrentes de uma fórmula que mescla incentivos fiscais, investimento em infraestrutura e promoção do destino. A soma deste fatores proporcionou ao país um crescimento de mais de 300% na captação de eventos do segmento, passando de 45 em 2008 para 138 em 2015, de acordo com dados da Internacional Congress and Convetion Association (ICCA).

Com base no mesmo ranking, a capital do país, Bogotá, aparece como a sexta cidade que mais capta eventos do segmento Mice a nível latino-americano, com um total de 45 realizados em 2015. Na oitava posição aparecem as também colombianas Medellín e Cartagena, com 36. Já no ranking global, as três cidades aparecem à frente de destinos como São Francisco (EUA), Abu Dhabi (EAU), Cidade do Panamá, Moscou e Miami.

A principal ação que vem impulsionando o crescimento do país no segmento de eventos é a isenção de imposto de renda por um período de 30 anos para serviços hoteleiros prestados em novas instalações ou em unidades remodeladas. A medida teve início em 2003 e será válida para todos os novos empreendimentos até 2017.

“Desde 2003 o governo aprovou essa isenção para o investimento direto em nosso país. Dessa maneira começaram a chegar de grandes redes como Marriott, Hyatt, Hilton e Four Seasons. Isso nos permitiu alcançar este status que estávamos buscando para a realização de eventos internacionais”, destaca Schalma Díaz Granados, gerente de Turismo Corporativo da ProColombia, entidade responsável pela promoção do país.

De acordo com dados da ProColombia, são esperadas até o fim de 2016 as aberturas de 31 novos hotéis, que serão responsáveis por um incremento de 4.370 quartos. Para o período de 2017 a 2020 existe uma previsão de abertura de outros 39, sendo a maioria em Bogotá e Cartagena.

A promoção da Colômbia como destino também foi responsável por este crescimento na captação de eventos. Por meio da ProColombia, o país passou a focar atenções no turismo e no segmento Mice. Hoje a entidade conta com escritórios nas principais cidades do mundo, como São Paulo, Nova Iorque, Cidade do México, Frankfurt, Paris, Londres e Madri.

Este processo de promoção foi responsável por trazer eventos de grande porte para o país, entre eles duas edições Foro Econômico Mundial, a primeira em Cartagena (2010) e a Segunda em Medellín (2016), além da Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo, também em Medellín (2015).

CENTROS DE EVENTOS
Com a consolidação como destino do segmento Mice, a Colômbia vem investindo na criação de espaços para a realização de eventos. Até o primeiro semestre deste ano o país registrava mais de 580 locais, sendo mais de 400 em hotéis, 20 centro de convenções, 16 centros de eventos, 54 campos de golf, além de 96 centros que podem abrigar eventos ocasionalmente, como praças, museus, restaurantes, entre outros espaços.

CAPTAÇÃO DE RECURSOS
De acordo com dados da ICCA, o tempo médio de permanência de um turista de negócios na Colômbia foi de 3,5 dias, com um gasto médio de 410 dólares por dia. Com isto, o país registrou em 2015 um ingresso de 299 milhões de dólares por meio do segmento Mice. O número é 12% que em 2012, quando se registrou um montante de 268 milhões de dólares.

MERCADO BRASILEIRO
Os brasileiros aparecem como principal emissor de turistas na América do Sul. Somente em 2015 foram 9.733 chegadas, de acordo com dados do departamento de migração da Colômbia. Já no que diz respeito a eventos captados, foram 51 desde 2008. Deste total, foram 20 convenções, 20 viagens de incentivo, um congresso e 10 eventos de golf, apontados como de caráter executivo. Ao todo, o Brasil conta com 25 frequências semanais diretas para a Colômbia, partindo de São Paulo (16), Rio de Janeiro (8) e Fortaleza (1), totalizando 4.842 assentos.

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