Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Parques e Atrações / Turismo em Dados

Unidades de Conservação brasileiras registram visitação recorde em 2022

tomaz silva agencia brasil parque tijuca Unidades de Conservação brasileiras registram visitação recorde em 2022

Parque Nacional da Tijuca recebeu 3,5 milhões de visitas (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) revelaram que, em 2022, as 137 unidades de conservação registraram a marca inédita de 21,6 milhões de visitantes, número três vezes maior que o registrado em 2021 (6,9 milhões). Segundo o Fórum Econômico, o Brasil é o terceiro país em atrativos naturais, atrás apenas de Austrália e México.

Levantamento do ICMBio mostra que a evolução dos números está ligada ao investimento cada vez maior no uso público, buscando oferecer mais e melhores condições aos visitantes, trabalhando com as melhoras práticas de conservação ambiental definidas nacional e internacionalmente. Segundo o instituto, o alto número de visitas foi atingido com grande contribuição do turismo de sol e mar, além de conquistas técnicas do Instituto que melhoraram o processo de monitoramento.

A área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (SC) se manteve como a unidade mais visitada. A unidade catarinense recebeu 7,5 milhões de visitas, pouco mais de 500 mil a mais que no ano passado. Já na categoria Parque Nacional, o líder é o Parque Nacional da Tijuca (RJ), com 3,5 milhões de visitas. A expectativa é que esse número aumente ainda mais com o fortalecimento da contratação de pessoal e a readequação das estruturas existentes, previstas para acontecer nos próximos anos.

“Os visitantes buscam diferentes experiências, das mais estruturadas e tuteladas às mais desafiadoras e “selvagens, e desfrutam de uma grande diversidade de modalidades ofertadas, como caminhadas, campismo, ciclismo, banho de rio, de mar, observação de vida selvagem, montanhismo e atividades com objetivos educacionais”, afirmou o coordenador de Planejamento e Estruturação da Visitação e do Ecoturismo do ICMBio, Paulo Faria.

Receba nossas newsletters