Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Brasil, Argentina e Uruguai firmam acordo para proteger turistas

Secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Vinicius Lummertz

Secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Vinicius Lummertz


Órgãos de defesa do consumidor do Brasil, Argentina e Uruguai passaram a atuar em cooperação para resolver os problemas dos viajantes com mais agilidade e eficiência.

O acordo com firmado para proteger o consumidor viajante. Agora um turista brasileiro, por exemplo, que teve algum problema para se hospedar em um hotel na Argentina poderá resolver sua situação com mais facilidade. Para isso, ele tem à disposição um formulário específico para estrangeiros. E sua demanda será encaminhada ao órgão de defesa do consumidor do país de origem, que entrará em contato com o Procon.

Segundo o Ministério da Justiça, o órgão de proteção do país onde o turista está estará em contato com o órgão de defesa do país de origem da pessoa até que o problema seja solucionado.

“O aumento da proteção aos direitos dos visitantes estrangeiros ajuda a tornar o Brasil um destino mais competitivo. Trata-se de uma iniciativa que se soma a todo o trabalho que vem sendo feito para movimentar a cadeia do turismo nacional”, afirma o secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Vinicius Lummertz.

Participam do projeto, os Procons das cidades brasileiras Brasília, Natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, além dos órgãos de defesa do consumidor das cidades argentinas Buenos Aires e Mendoza e das cidades uruguaias Montevidéu e Punta del Este.

Nathalia Marques

Receba nossas newsletters