Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

COP 28: MTur promove debate em Dubai sobre governança responsável e turismo sustentável

b2a4e98d e29d 4e37 b9ce 146a26a6feaa COP 28: MTur promove debate em Dubai sobre governança responsável e turismo sustentável

Secretária Ana Carla Lopes (MTur) cumpre agenda na COP 28, em Dubai (Divulgação)

Reunidos em Dubai, chefes de Estado debateram ações contra mudanças climáticas que provocam catástrofes em várias partes do mundo. Entre os temas prioritários da COP 28, está o aceleramento da transição energética, resolver o financiamento climático, focar na natureza e nas pessoas e promover a completa inclusão.

Neste ano, a comitiva brasileira é uma das maiores já enviadas ao evento, evidenciando o protagonismo do Brasil nas discussões sobre o clima global. A mensagem central do país será: “O Brasil unido em sua diversidade a caminho do futuro sustentável”, ressaltando a realização da COP 30, que ocorrerá na cidade de Belém do Pará em 2025.

Até o dia 15 de dezembro, no “Espaço Brasil”, organizado pelos ministérios do Meio Ambiente, das Relações Exteriores e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), serão realizadas várias palestras. Dentre elas, um painel promovido pelo Ministério do Turismo, sobre governança responsável e turismo sustentável.

Moderado por Anderson Possa (mestre em Finanças), o debate contará com as presenças da secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes; do governador do Amazonas, Wilson Lima, e de vários parlamentares federais, como os deputados Celso Sabino (PA), João Carlos Bacelar (BA), Rodrigo Valadares (SE), Coronel Ulysses (AC) e Geraldo Mendes (PR), entre outras autoridades.

Natureza, ecoturismo e aventura são a 2ª maior motivação da chegada de visitantes estrangeiros no Brasil (16,3%), atrás somente do segmento sol e praia (71,7%). “Será um debate rico, e tenho certeza que sairemos cheios de alternativas e também de esperanças para a construção de um mundo consciente da importância de um meio ambiente realmente equilibrado”, ressaltou a secretária Ana Carla Lopes.

Ao discursar na COP 28 em Dubai, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, enfatizou que o Brasil está disposto a liderar a partir de exemplos e apontou a redução de mais de 20% no desmatamento da Amazônia. “Vamos trabalhar de forma construtiva, com todos os países, para pavimentar o caminho entre esta COP28 e a COP30, que sediaremos no coração da Amazônia”, afirmou.

Receba nossas newsletters