Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Daniela Carneiro destaca ações, programas e desafios do MTur no Senado

b597670b 82bb 4d73 ae9b bc4aba4edd59 Daniela Carneiro destaca ações, programas e desafios do MTur no Senado

Ministra do Turismo comparece ao Senado Federal (Roberto Castro/MTur)

Em audiência pública nessa quarta-feira (14), no Senado Federal, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, apresentou ações e programas que estão sendo desenvolvidos em todo o país e que já impactam na recuperação do setor neste ano. Ela destacou as premissas da sua gestão, com foco em sustentabilidade e a preparação dos destinos turísticos; acessibilidade e inclusão; diálogo e participação social e a reconstrução do setor incluindo cada vez mais públicos que não tem acesso ao turismo.

Ampliar a qualificação profissional também é uma das metas da ministra para atrair mais visitantes ao Brasil. “É uma demanda especial solicitada pelo presidente e estamos firmes nisso. Já conseguimos ofertar 4.491 vagas em mais de 30 cursos profissionalizantes gratuitos, ofertados em parceria com institutos, universidades e sistema S”, pontuou Daniela Carneiro.

Outras prioridades trabalhadas pela ministra desde que assumiu a Pasta são a inclusão e a acessibilidade no Turismo. A melhoria da infraestrutura turística foi outro tema abordado pela gestora, que destacou que a prioridade em retomar as obras paradas e dar andamento aos 1.975 contratos ativos. Daniela lembrou ainda que o Ministério do Turismo precisa trabalhar a imagem do Brasil lá fora para atrair turistas cada vez mais responsáveis com as pessoas, meio-ambiente, a cultura e saberes nacionais.

Recomposição orçamentária

imagem materia Daniela Carneiro destaca ações, programas e desafios do MTur no Senado

aniela lembrou ainda que o Ministério do Turismo precisa trabalhar a imagem do Brasil lá fora para atrair turistas cada vez mais responsáveis (Pedro França/Agência Senado)

Para avançar no plano estruturado de incentivo ao turismo, Daniela disse que o diálogo com o Congresso Nacional é fundamental e precisa ser constante. Ela citou como exemplo o orçamento da pasta para áreas finalísticas, que é de R$ 19 milhões. O valor é direcionado para tocar obras, apoiar eventos e promover o turismo. Ela defendeu a recomposição do orçamento, o reconhecimento e a valorização do setor como grande impulsionadores da economia.

“Lógico que as emendas parlamentares são importantes. Deputados que reconhecem o valor e a importância do turismo, mas o orçamento do ministério isso aí [recomposição] vai atender muito aos pedidos de prefeitos, as demandas municipais que são muito importantes para impulsionar o turismo das cidades e desenvolver a economia e a geração de emprego”, disse ela.

Passagens aéreas

Outra área de atuação, de acordo com a ministra, é a busca pela redução dos preços das passagens aéreas. Ela disse que a pasta tem dialogado com empresas do setor e com outros ministérios na tentativa de tornar o bilhete mais acessível.

“Estive reunida com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e ele já propôs uma conversa com o presidente da Petrobras, Jean paul Prates, e nessa conversa, é claro, é uma concentração de forças, não depende só do Ministério do Turismo, não depende só de Minas e Energia, enfim, são vários atores. Mas o resultado já está aparecendo, é algo que, claro, a gente quer priorizar, mas é de médio e longo prazo. Mas 35% da queda do preço do querosene de aviação já impactou com a queda de 17,73% no preço das passagens aéreas. É claro que isso nos alegra, mas a gente quer democratizar o acesso a viagens, para que as pessoas possam ter esse acesso e viajar mais de avião”, finalizou Daniela.

Fonte: Agência Senado e MTur

Receba nossas newsletters