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Destinos / Política

Embratur foca em sustentabilidade para limpar imagem e promover Brasil no mundo

Marcelo Freixo e Jaqueline Gil, da Embratur (Ana Azevedo/M&E)

Marcelo Freixo e Jaqueline Gil, da Embratur (Ana Azevedo/M&E)

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) está apostando na sustentabilidade como forma de conscientizar sobre a importância da proteção e recuperação do meio ambiente, ao mesmo tempo que evidencia suas belezas naturais e limpa a imagem do país, diante do histórico de desmatamento e negligência ambiental.

Para tanto, a entidade está substituindo brindes convencionalmente distribuídos nas feiras, pela comunicação acerca do projeto “Biofábrica de Corais”, o qual, há seis anos, atua na recuperação e readaptação de corais danificados. A iniciativa consiste no incentivo da aderência do maior número de pessoas ao projeto, bem como da distribuição de 100 certificados, transformando os beneficiados em “tutores de corais”.

“Ao invés de distribuirmos brindes, vamos apresentar iniciativas que se desdobrem em um impacto ambiental positivo”

Isso significa, que tais pessoas poderão acompanhar o processo de recuperação e readaptação animal ao seu habitat natural, durante um ano. Em seu estande nas feiras, a Embratur passará vídeos e oferecerá um QR Code para a adoção do coral, que custa R$60, valor direcionado diretamente para a Biofábrica de Corais.

A inciativa foi lançada durante a ITB Berlim, que ocorreu na Messe Berlin, na Alemanha, entre os dias 5 a 7 de março. No período, a Embratur em parceria com a Prefeitura do Recife e a Latam Airlines promoveram um sorteio cujo prêmio foi uma viagem ao Brasil. As passagens foram concedidas pela companhia aérea e a hospedagem cedida pela prefeitura da cidade.

“Temos uma preocupação muito grande em divulgar o Brasil nos segmentos de natureza, experiência e cultura, porque vemos que é um nicho com muito interesse de público, potencial de crescimento”, aponta Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

A novidade faz parte de uma estratégia da Embratur de ser mais consciente em suas promoções e ao mesmo tempo, ajudar na conscientização da fauna e flora, bem como no auxílio de sua recuperação dentro do Brasil.

“Ao invés de distribuirmos brindes, vamos apresentar iniciativas que se desdobrem em um impacto ambiental positivo. Agora estamos atuando com a recuperação de corais, mas também incentivaremos projetos em prol das onças-pintadas e araras, que serão lançados nas próximas feiras internacionais, ainda neste ano. Desta forma, evitamos a distribuição de brindes que virariam lixo e ajudamos na propagação dos programas, por meio da educação ambiental”, afirma Jaqueline Gil, diretora de Marketing da Embratur, em entrevista exclusiva ao MERCADO & EVENTOS.

Projeto Biofábrica de Corais

Embratur Biofábrica de Corais (reprodução do site)

Biofábrica de Corais (Reprodução do site)

Com uma tecnologia originalmente brasileira, a “Biofábrica de Corais” está em atividade há cerca de seis anos, e atua sob os cuidados da startup criada pelo oceanógrafo pernambucano, Mauro Maida, também idealizador do método que restabelece o coral para seu habitat natural.

A reabilitação se dá por meio do resgate do coral danificado no mar, os quais são levados até os tanques em laboratórios. Lá, o coral receberá uma base feita em impressora 3D com material biodegradável, para lhe fornecer estabilidade e lhe permitir crescer novamente.

“Essa é uma ação que representa uma quebra de paradigmas e nós da Embratur esperamos criar um movimento a favor de experiências com o Turismo Regenerativo. É muito fácil falar sobre sustentabilidade, mas são as nossas ações que realmente mostram resultado”

Uma vez com o calço aplicado, o coral é colocado em uma base de PVC e monitorado ao longo de um ano. Quando apto, este é devolvido ao mar, em uma região igualmente monitorada. Durante o processo, o tutor do coral recebe informações de todas as etapas.

“Esse é um dos projeto mais bonito que eu já vi na minha vida profissional e ele mexe com uma rede de cientistas, com os jangadeiros e pescadores, não só em Porto de Galinhas, onde está a sede, como em toda costa brasileira, que é o alvo. Essa é uma ação que representa uma quebra de paradigmas e nós da Embratur esperamos criar um movimento a favor de experiências com o Turismo Regenerativo. É muito fácil falar sobre sustentabilidade, mas são as nossas ações que realmente mostram resultado”, pondera Jaqueline.

Vale ressaltar, que a WWF bem como a Fundação Boticário são entidades que auxiliam a continuidade e expansão da Biofábrica de Corais. Durante a ITB o projeto ganhou visibilidade e apoio da Embratur e da Latam. Atualmente a maior área de atuação do projeto se dá em Porto de Galinhas, balneário de Ipojuca (PE), no litoral Sul de Pernambuco, onde muitos turistas circulam e os quais são atraídos pela beleza e diversidade da fauna marinha. É interessante apontar, que no Brasil os corais ocupam cerca de 3.000 km ao longo da costa e é neles que são encontrados cerca de 65% dos peixes do mar, além disso, o país abriga mais de 60 espécies, algumas endêmicas.

Brasil, país da diversidade e sustentabilidade

Jaqueline Gil falando sobre ecoturismo e sustentabilidade no Brasil e1710339225833 Embratur foca em sustentabilidade para limpar imagem e promover Brasil no mundo

Jaqueline Gil, falando sobre ecoturismo e sustentabilidade no Brasil (Divulgação/Embratur)

A ITB Berlim foi marcante para a Embratur, visto que pela primeira vez na história a entidade ocupou grandes espaços e protagonizou discussões importantes sobre Turismo de Natureza, Sustentabilidade e Diversidade. A maior feira de turismo do mundo abriu as portas para o Brasil falar no Pavilhão LGBT, onde foi o patrocinador anfitrião.

“Estamos voltando a ocupar discussões relevantes e apresentar o Brasil como case, mostrar que temos um país criativo e retomar a liderança no debate que iniciamos lá atrás, na RIO92”

“O Brasil é há muitos anos associado da IGLTA e parceiro da Câmara LGBT, e para nós, que estamos muito atrasados na conversa sobre turismo para o segmento, foi significativo ocupar o palco e apresentar os destinos que estão melhores estruturados, mais receptivos e preparados para atenderem aos interesses destes viajantes, sejam os com perfis de aventura ou os que buscam alto luxo”, detalha.

Já no painel da Adventure Travel Trade Association (ATTA) a Embratur abordou a crise climática e ecoturismo, desmistificando conceitos que afetam a imagem do país. “Estamos voltando a ocupar discussões relevantes e apresentar o Brasil como case, mostrar que temos um país criativo e retomar a liderança no debate que iniciamos lá atrás, na RIO92.

Estive no palco da ATTA falando sobre fogo no Pantanal e seca na Amazônia, mudando o discurso do governo passado de que não havia nada disso, porque tudo era mascarado, e explicando o cenário. A partir do momento em que se troca a mensagem é preciso atuar na organização de medidas em prol da regeneração e proteção do bioma, e é isso o que estamos fazendo”, complementa.

“A partir do momento em que se troca a mensagem é preciso atuar na organização de medidas em prol da regeneração e proteção do bioma, e é isso o que estamos fazendo”

Fazendo uso da estratégia, a Embratur, que teve 52 coexpositores em seu estande na ITB, compartilhou com cada um um manual de sustentabilidade lhes oferecendo orientações para evitar desperdício de plástico e papel. A entidade se ateve aos conteúdos digitais, que foram exibidos nos telões da estrutura.

“Estamos com uma estratégia de comunicação cada vez mais voltada para o digital e atuando na criação de material que se relacione com a persona que queremos captar. Nossa participação na ITB se destaca por três pontos-chave: segmentação da agenda para aproveitar bem as oportunidades de networking; uso dos espaços de conteúdo para apresentar o país em suas vertentes de maior interesse no mercado, inclusive esclarecendo pontos necessários e colocando a sustentabilidade como foco; além de reforçar a parceria com companhias aéreas para a melhoria da conectividade. Tivemos ainda a oportunidade de nos encontrar com mais de 300 operadores alemães, sanar suas dúvidas e ampliar seus interesses no Brasil”, explica.

Embratur celebra compromisso com aéreas

EMBRATUR

Cerimônia de assinatura do Protocolo de Intenção da Embratur e TAP na BTL 2024 (Ana Azevedo/M&E)

Entre o período de 28 de fevereiro a 3 de março, e 5 a 7 de março, ocorreu a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) e ITB Berlim, em Portugal e Alemanha, respectivamente. Ambas as feiras foram palco para ações de fortalecimento do setor aéreo com as companhias TAP Air Portugal e Azul Linhas Aéreas, na BTL e Latam Air Lines, na ITB.

“Temos que trabalhar pelo aumento de voos, porque quando se pensa no Brasil a primeira pergunta é “como chegar”, e essa resposta precisa vir como um facilitador. A assinatura desses acordos representa nossos esforços e o interesse do mercado no nosso país”

TAP – O acordo de cooperação técnica (ACT) foca na ampliação da conectividade aérea internacional para o Brasil, exemplificado pelo anuncio de 96 voos semanais entre os países durante o verão europeu. O montante representa alta de 20% em comparação com o mesmo período de 2023, quando havia 80 voos semanais.

“Temos que trabalhar pelo aumento de voos, porque quando se pensa no Brasil a primeira pergunta é “como chegar”, e essa resposta precisa vir como um facilitador. A assinatura desses acordos representa nossos esforços e o interesse do mercado no nosso país. Entre a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) e a ITB Berlim, saímos de 32 coexpositores para 50, um aumento de 20 coexpositores, que mostram que estamos no caminho certo e a nossa abertura para trabalhar em prol do desenvolvimento do país”, aponta Freixo.

O acordo com a TAP possui dois anos de validade, e atualmente a companhia atua em 11 capitais brasileiras. Em parceria com a Embratur, uma série de estratégias de marketing serão desenvolvidas, bem como pesquisas e análises de mercado voltadas para a melhoria de ações para promoção do Brasil no exterior.

AZUL –  Com a Azul o foco está em fortalecer a conexão entre o Brasil e o mundo, além de divulgar a Marca Brasil. Para isso, o compartilhamento de dados e estudos entre as partes, ações de marketing conjuntas para divulgação do turismo brasileiro mundo afora, participação em feiras e campanhas publicitárias serão necessárias. O documento tem vigência até 31 de dezembro de 2026.

A Embratur terá que oferecer à Azul propostas e apoio técnico para ações em temáticas como afroturismo, diversidade e inclusão, sustentabilidade e ações climáticas, experiência do passageiro estrangeiro, cultura e gastronomia, inovação no turismo e melhoria dos produtos para o setor de turismo de negócios (Mice).

LATAM – Já com a Latam o acordo de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) engloba também a sustentabilidade, como abordado com a parceria na divulgação do projeto Biofábrica de Corais. A união destes players também celebra os esforços de neutralização das emissões de carbono e promoção internacional, como presstrips e famtours.

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