Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Ministério do Turismo destaca as principais conquistas de 2023 e anuncia projetos para 2024

Milton Zuanazzi, Secretario Nacional de Planejamento, competitividade e Sustentabilidade do Turismo · Ministério do Turismo (Eric Ribeito/M&E)

Milton Zuanazzi, secretario Nacional de Planejamento, competitividade e Sustentabilidade do Turismo do Ministério do Turismo (Eric Ribeiro/M&E)

O secretaria nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, fez um balanço dos principais fatos do ano e como o setor tem se preparado paras as novas tendências do turismo no país. O secretário da SNPTur destacou ainda os principais destaques do ano e como o MTur tem trabalhado na colaboração contínua entre o governo, a indústria do turismo e as comunidades locais, sinalizando um futuro promissor para o desenvolvimento do Brasil.

“O ponto mais marcante, sem dúvida nenhuma, foi nós termos conseguido realizar o Salão Nacional do Turismo, retomado depois de 12 anos, e dentro do Salão, termos instalado o novo Conselho Nacional do Turismo, além de termos entregue o Prêmio Nacional de Turismo, que também há cinco anos não acontecia. Outras atividades importantes também foram realizadas, especialmente a nossa participação nas grandes feiras nacionais, que o Ministério estava fora, como a Abav, a Festuris e a BTN, em Fortaleza”, disse ele.

Milton Zuanazzi ainda destacou a entrega do Projeto de Turismo Responsável, que a Pasta fez junto com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Dali saíram 20 ações importantíssimas para expandir essa área. E também, com a Universidade Federal Fluminense termos entregue a primeira fase de um grande trabalho sobre os povos originários que já está publicado. Então, foi um ano que as realizações foram realmente muito significativas por um período tão curto, que é o período do ministro Celso Sabino à frente do Ministério”, completou.

Projetos do Ministério do Turismo para 2024

Zuanazzi tem a prioridade de reorganizar a política pública. Quando a gente diz reorganizar, é reorganizar o desenvolver, o qualificar e o promover dos produtos e destinos. Em janeiro temos a previsão de montar a Câmara Temática de Regionalização dentro do Conselho Nacional, que aprovou 13 câmaras, uma será de regionalização. A câmara de legislação já está montada e teremos mais 11 câmaras além dessas citadas que vão trabalhar os problemas específicos de cada área do interesse do turismo brasileiro”, disse ele.

O secretário do SNPTur disse ainda que durante o próximo ano o MTur terá grande produtividade. “Porque o Conselho e as Câmaras ajudam a aumentar os braços do Ministério, a musculatura, o tamanho das pernas, para que a gente dê passos mais largos”, complementa.

A volta do Salão Nacional do Turismo

Ministro do Turismo Celso Sabino Ministério do Turismo destaca as principais conquistas de 2023 e anuncia projetos para 2024

Ministro do Turismo, Celso Sabino, na abertura do Salão Nacional do Turismo (Eric Ribeiro/M&E)

O tradicional Salão Nacional do Turismo esteve de volta. Com manifestações artísticas, o evento celebrou a diversidade cultural brasileira. A edição destaca produtos de tendências e novidades, refletindo a busca por experiências autênticas. Durante os três dias, houve experiências de Turismo de Natureza, Turismo Rural, Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Tendências.

“A volta do Salão foi extremamente relevante para o setor, pois nós conseguimos reunir o Brasil em um só lugar. Mostramos o nosso país e isso é o fato mais relevante. Foi a grande oportunidade tanto para a pessoa, o público presente no Salão, conhecer os destinos, quanto para os destinos se promoverem e apresentarem as suas belezas para quem esteve lá. Foi um grande momento e que traz uma grande perspectiva para 2024”, destacou Zuanazzi.

Receba nossas newsletters