Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Ministro quer descontos para estrangeiros, programa para estimular turismo interno e mais

● Programa quer dar descontos para estrangeiros que visitam o Brasil pela primeira vez
● “Conheça o Brasil” estimulará o Turismo interno com descontos para melhor idade e pessoas de baixa renda
● Conselho Nacional do Turismo será reformulado e contará com mais de 90 conselheiros

Screenshot 2023 08 03 at 11.49.41 Ministro quer descontos para estrangeiros, programa para estimular turismo interno e mais

Celso Sabino, ministro do Turismo (Reprodução/YouTube)

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou as estratégias, planos e ideias que tem para o Turismo durante sua cerimônia de posse, realizada nesta quinta-feira (3), em Brasília. A principal delas é construir um Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo, com programas, metas, ações, objetivos e tarefas que serão apresentadas ao presidente Lula agora em setembro. Entre elas, um programa para estimular a vinda de estrangeiros e a outra para estimular o turismo interno.

“Dados oficiais apontam que no ano passado o setor faturou cerca de R$ 730 bilhões em todo o país, números impressionantes. Em 2019, para se ter uma ideia, o Brasil alcançou a marca histórica de 6,3 milhões de turistas estrangeiros. Mas, ainda estamos muito aquém de onde podemos chegar. Queremos e vamos trabalhar para ampliar nossa participação nestes números. Para isso, estamos construindo um Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo”, disse Sabino.

“Queremos e vamos trabalhar para ampliar nossa participação nestes números. Para isso, estamos construindo um Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo”

Celso Sabino quer se inspirar em algumas iniciativas de sucesso, como em Portugal, onde o número de turistas estrangeiros pulou de 7 para 22 milhões de turistas em dez anos. “Eles (Portugal) ampliaram a conectividade aérea, investiram em novos produtos e destinos turísticos, em campanhas digitais e na qualificação da mão de obra. Estamos no mesmo caminho”, destacou o ministro.

O ministro destacou ainda a determinação de fazer o Turismo representar dois dígitos do PIB. “Nossas metas são ousadas! Queremos atingir a casa dos dois digitos de contribuição para o PIB nacional, que hoje é de 7,8%, e trabalharemos para bater o recorde de turistas estrangeiros para muito além dos 6,3 milhões por ano. Como consequência, multiplicar os empregos. Temos convicção que o Turismo pode alavancar o desenvolvimento do país gerando riqueza da ordem de um pré-sal”, completou Celso.

Iniciativas do Ministério do Turismo

DESCONTO PARA ESTRANGEIROS – O ministro do Turismo anunciou que irá propor descontos em entrada de atrativos e parques nacionais para turistas que visitam o Brasil pela primeira vez.

FOMENTAR O TURISMO INTERNO – Celso Sabino anunciou que o MTur lançará o “Conheça o Brasil”, programa de estímulo a viagens por meio de parceiras com a iniciativa privada, ofertando descontos para pessoas da melhor idade e trabalhadores de baixa renda.

STOPOVER – O ministro quer incentivar paradas programadas de quem viaja de avião, as chamadas “stopovers”. Segundo ele, isso acontecerá a partir de parcerias com companhias aéreas brasileiras e estrangeiras.

VIAJE MAIS – O ministro anunciou que o Governo Federal tem intenção de lançar junto ao programa “Voa, Brasil”, o “Viaje Mais”, iniciativa a preços reduzidos para hospedagens, a fim de auxiliar no fomento da atividade turística no país. O programa seria feito em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos.

REFORMULAÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DO TURISMO – O presidente Lula autorizou a reformulação do Conselho Nacional do Turismo, com ampliação da participação de órgãos públicos e privados, representantes do trade e do Congresso Nacional. Serão, ao todo, 93 conselheiros que tomam posse hoje para ajudar a traçar os rumos do setor. A primeira reunião já está marcada: no próximo dia 19 de agosto, num sábado.

CINEMA E PUBLICIDADE – Com apoio do Ministério da Cultura, Apex, Ancine e Embratur, o Ministério do Turismo quer estimular a produção cinematográfica para a promoção dos destinos brasileiros, além de investir em campanhas publicitárias dentro do próprio Brasil.

SEGURANÇA – O Ministério do Turismo irá propor uma série de iniciativas que envolverá o governo federal, estados e municípios para melhoria da segurança jurídica e para combater a exploração sexual.

Receba nossas newsletters