Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

MTur promove curso de inclusão social e capacitação para jovens carentes em SP

Cerca de 100 jovens carentes moradores em São Paulo participam nesta segunda-feira da aula inaugural do projeto Inclusão Social com Capacitação Profissional; no bairro Jardim São Luiz. A iniciativa faz parte do programa Turismo Sustentável e Infância (TSI); do Ministério do Turismo (MTur); e é desenvolvida em parceria com a Associação Espaço de Prevenção e Atenção Humanizada (Epah).
 
Os jovens são moradores da Zona Sul de São Paulo (SP); têm idade entre 16 e 24 anos; e vivem em situação de vulnerabilidade social. Serão oferecidos quatro cursos profissionalizantes de turismo: recepção de hotéis e pousadas; auxiliar de organização de eventos; garçom/garçonete e bartender. A duração dos cursos é de quatro meses.
 
Segundo a coordenadora geral do TSI; Elisabeth Bahia; o objetivo do projeto é enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes da região por meio da capacitação; com foco no turismo sustentável. “O turismo é um setor que abre muitos caminhos; como geração de renda e inclusão social. Oferecemos a esses jovens novas oportunidades”; acrescenta a coordenadora.
 
Os familiares dos jovens; ou os responsáveis por eles; também farão parte das ações do projeto; explica Elizabeth: “É importante que eles conheçam a proposta e apóiem a participação nas aulas”.  Além dos cursos; os alunos também receberão acompanhamento psicossocial e apoio para a entrada no mercado de trabalho; e informações para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
 
A aula inaugural acontece na Rua Frederico Grotte; nº 322 – Jardim São Luiz em São Paulo (SP).
Receba nossas newsletters