Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Opinião / Política

OPINIÃO – Sorte e sabedoria para o novo ministro!

Roy Eric Ribeiro OPINIÃO - Sorte e sabedoria para o novo ministro!

Roy Taylor, CEO do M&E (Eric Ribeiro/M&E)

O martelo está batido. Celso Sabino é o novo ministro do Turismo. Ele assume o lugar de Daniela Carneiro, menos de um ano após a deputada carioca ser escolhida pelo presidente Lula. A nomeação oficial, inclusive, já está no Diário Oficial da União. Embora saibamos que a troca no comando do MTur esteja diretamente ligado a interesses políticos por parte do governo federal, só nos resta desejar sorte e sabedoria ao novo comandante do Turismo.

Desejamos que Celso Sabino chegue com uma grande determinação e vontade de aprender mais sobre o setor, de fortalecer a presença do Ministério do Turismo do governo e de escutar as demandas das mais importantes entidades que defendem o Turismo brasileiro 365 dias por ano, sete dias por semana, 24 horas por dia. O que podemos esperar de Sabino e o que queremos é que o novo ministro esteja alinhado às nossas instituições e lute a favor de nossos interesses.

Não é de hoje que digo aqui que o Turismo sempre caminhou sozinho. Entra ministro, sai ministro, a maioria deles por interesses políticos, e continuamos aqui fazendo milagres com o que temos. Num Ministério do Turismo sem recurso, já que foi tudo para a Cultura, e numa Embratur que ainda conta as moedas para fazer promoção internacional do Brasil, nos desdobramos para poder comemorar e alavancar o crescimento do setor de serviços em todo o país.

Aproveito para elencar aqui alguns desafios que o novo ministro do Turismo terá daqui para frente. Entre eles, retomar o orçamento de promoção e divulgação do Brasil. Precisamos urgentemente de uma recomposição orçamentária para podermos dialogar com outros setores da economia e buscar formas de desenvolvimento. Outro ponto é o preço das passagens aéreas. Embora saibamos que a precificação engloba uma série de fatores que não estão ao alcance do MTur, lutar, negociar e buscar soluções para resolver este imbróglio é um papel que o novo ministro terá que assumir. E, por fim, a qualificação profissional: para levarmos o Turismo a um novo patamar, precisamos de mão-de-obra qualificada e serviços de primeira qualidade.

Apesar de toda hora termos que começar um novo relacionamento com o Ministério do Turismo, não tem jeito: temos que sempre apoiar quem chega. Do jeito que o Turismo sempre foi tratado, sorte ainda termos um Ministério para chamar de nosso. Então, que Celso Sabino esteja sempre ao nosso lado, que conheça nossas pautas, nossas lutas e que abrace o setor da mesma forma que devemos abraçá-lo. Desejamos desde já todo o sucesso nesta nova fase do MTur.

Roy Taylor é CEO do MERCADO & EVENTOS.

Receba nossas newsletters