Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos / Política

Primeiro Escritório Regional da ONU Turismo nas Américas e Caribe é aberto no Rio de Janeiro

WhatsApp Image 2025 03 07 at 16.15.11 Primeiro Escritório Regional da ONU Turismo nas Américas e Caribe é aberto no Rio de Janeiro

Secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, ministro do Turismo, Celso Sabino, presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e Heitor Kadri, que será responsável por conduzir as operações da unidade no Brasil (Natália Strucchi/M&E)

RIO DE JANEIRO – Na tarde desta sexta-feira, 7 de março, o Rio de Janeiro foi palco de um evento marcante para o setor turístico. Com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e de diversas comitivas internacionais, foi inaugurado o Escritório Regional da ONU Turismo no Brasil, o primeiro da entidade nas Américas e no Caribe.

A cerimônia de abertura marca um novo capítulo para o país, com grande potencial para alavancar o turismo sustentável e atrair investimentos para o setor. O escritório tem como foco principal a promoção da sustentabilidade no turismo e a atração de investimentos para o desenvolvimento da atividade no Brasil.

É uma honra para todos nós ver essa parceria se concretizando. O Brasil, com sua beleza natural e cultura vibrante, merece ser o centro de atenção para o turismo global – Celso Sabino

Segundo Sabino, o escritório da ONU será um grande aliado no fortalecimento do setor turístico. “Além de ajudar a promover novas rotas e destinos, ele também contribuirá para a preservação ambiental e o combate às mudanças climáticas. Este ano, teremos a COP 30 aqui no Brasil, em Belém, e o escritório da ONU Turismo será fundamental nesse processo”, afirmou.

O líder do MTur também falou sobre a escolha do Rio. “O Rio de Janeiro, como nosso principal símbolo turístico, foi escolhido por sua relevância mundial. E é uma honra para todos nós ver essa parceria se concretizando. O Brasil, com sua beleza natural e cultura vibrante, merece ser o centro de atenção para o turismo global”, ressaltou.

O secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, salientou que essa é a primeira vez que um escritório presencial da ONU é aberto nas Américas. “Agradeço imensamente ao ministro Celso Sabino pela sua grande liderança. Tentamos várias vezes abrir este escritório e, finalmente, aqui estamos, prontos para trabalhar e ajudar a atrair mais turistas ao Brasil. O Brasil merece muito mais, e este escritório será uma porta aberta para o crescimento do turismo”, disse.

O Brasil é único; poucos países têm tamanha riqueza natural e uma cultura tão acolhedora. Aqui, você encontra futebol, música, comida, cachaça, caipirinha e, claro, o carnaval – uma celebração mundial. O Brasil é o futuro do turismo – Zurab Pololikashvili

Ele ainda reforçou as qualidades do Brasil. “O Brasil é único; poucos países têm tamanha riqueza natural e uma cultura tão acolhedora. Aqui, você encontra futebol, música, comida, cachaça, caipirinha e, claro, o carnaval – uma celebração mundial. O Brasil é o futuro do turismo”, concluiu.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, também celebrou o momento. “Hoje estamos celebrando o futuro do turismo, e o que estamos fazendo aqui é um passo gigantesco para todos nós. Este escritório não é apenas um símbolo, é uma ação concreta que reafirma o papel do Brasil no cenário turístico global”, afirmou. Para ele, o Rio de Janeiro, com sua história e identidade únicas, se posiciona como o emblema desse novo momento para o turismo no país.

Por fim, Freixo ressaltou os impactos do setor. “O turismo gera empregos, promove a inclusão social e a renda, e é, sem dúvida, um dos maiores motores da economia. Só no ano de 2024, arrecadamos 7,3 bilhões de dólares com o turismo internacional, e esse número só tende a crescer. Com o apoio da ONU, vamos continuar a expandir nossas fronteiras e criar mais oportunidades para todos. O turismo no Brasil é mais do que uma indústria, é uma fonte de alegria e um símbolo de nossa cultura”.

Hoje estamos celebrando o futuro do turismo, e o que estamos fazendo aqui é um passo gigantesco para todos nós. Este escritório não é apenas um símbolo, é uma ação concreta que reafirma o papel do Brasil no cenário turístico global – Marcelo Freixo

Diretor no Brasil

O evento também serviu para apresentar oficialmente o diretor do novo escritório, Heitor Kadri, que será responsável por conduzir as operações da unidade no Brasil. A unidade, além de ser a primeira na América Latina, se junta à sede da ONU Turismo em Madri, na Espanha, e ao escritório regional existente na Arábia Saudita.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.