Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Programa do OMT será realizado pelos sítios arqueológicos de Minas Gerais

A Linha Lund; roteiro turístico composto pelos sítios arqueológicos próximos a Belo Horizonte (MG); será palco do Programa de Voluntários da Organização Mundial do Turismo (OMT). O programa consiste na reunião de voluntários de várias regiões do mundo; capacitados por especialistas da OMT; para desenvolverem projeto de cooperação técnica no país que se propõe a receber os voluntários.

A iniciativa; pioneira no Brasil; é resultado do trabalho de articulação iniciado; no final de 2008; entre Ministério do Turismo (MTur); Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais e OMT. Entre os países da América que já contemplados estão Argentina; Equador; México e Colômbia.

Na última semana; técnicos da Organização estiveram em Belo Horizonte para realizar visita de prospecção – primeira etapa do programa; que visa o levantamento de dados e informações da atividade turística desenvolvida na região.

De acordo com a secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais; Érica Drumond; existe um grande esforço e mobilização de órgãos do governo de Minas para transformar a região das grutas mineiras em um grande atrativo turístico internacional.

“A OMT trará para Minas uma gama de profissionais e técnicos em turismo internacional; o que; já de imediato; proporciona visibilidade para nossos atrativos. Apesar do grande potencial e da riqueza que englobam o Circuito das Grutas; somente agora; esses atrativos naturais ganham um projeto de grande vulto; unindo preservação ambiental e turismo de qualidade”; ressalta Drumond. A secretaria aguarda a finalização do relatório da visita da OMT para dar continuidade às atividades do programa.

O Programa de Voluntariado da OMT é uma iniciativa do Departamento de Educação e Treinamento da OMT; inspirado no programa de voluntários da Organização das Nações Unidas (ONU). Iniciado em 2006; o programa tem a finalidade de promover o turismo como instrumento de desenvolvimento por meio da educação e formação de profissionais voluntários para apoiar os Estados Membros da OMT.

Receba nossas newsletters