Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Projeto quer ampliar a composição do Sistema Nacional de Turismo

camara dos deputados zeca ribeiro Projeto quer ampliar a composição do Sistema Nacional de Turismo

O PL 5392/23 tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Turismo; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (Zeca Ribeiro/Agência Câmara)

Um Projeto de Lei quer ampliar a lista de possíveis integrantes do Sistema Nacional de Turismo, com a inclusão de associações e sindicatos empresariais e de trabalhadores. O PL 5392/23 tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Turismo; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Hoje, a Lei Geral do Turismo define que o sistema será composto por: Ministério do Turismo; Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional de Turismo); Conselho Nacional de Turismo; e Fornatur (Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo). Além deles, poderão ainda integrar o sistema os fóruns e conselhos estaduais de turismo; os órgãos estaduais de turismo; e as instâncias de governança macrorregionais, regionais e municipais.

O projeto em análise ainda acrescenta mais quatro possíveis integrantes: associações e sindicatos empresariais do setor turístico; sindicatos de trabalhadores do setor turístico; associações e sindicatos rurais; e associações e sindicatos de artesãos. “A inclusão de entidades no Sistema Nacional de Turismo reforçará a colegialidade na coordenação e a integração das iniciativas oficiais com as do setor produtivo”, disse o autor da proposta, deputado Samuel Viana.

A proposta também amplia a lista de prestadores de serviços turísticos com a inclusão das propriedades rurais e das Reservas Particulares do Patrimônio Natural em que se desenvolvam atividades turísticas. Atualmente, pela lei, são prestadores de serviços turísticos: meios de hospedagem; agências de turismo; transportadoras turísticas; organizadoras de eventos; parques temáticos; e acampamentos turísticos.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Receba nossas newsletters