Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

MTur negocia com Brics apoio por ampliação da infraestrutura turística

Representantes do MTur e do Brics se reuniram na última segunda-feira. (Foto- Roberto Castro)

Representantes do MTur e do Brics se reuniram na última segunda-feira (4) (Roberto Castro)

Representantes do Ministério do Turismo se reuniram com Vladimir Kazbekov, vice-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento do BRICS (New Development Bank, NDB, em inglês), para falar sobre investimentos em infraestrutura turística no Brasil. A entidade, organismo multilateral constituído pelos integrantes do grupo – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, oferece assistência técnica e financia ações na área, além de promover a sustentabilidade ambiental e social.

No biênio 2016-2017, a instituição aprovou empréstimos de aproximadamente US$ 3,4 bilhões para ações em ramos como energia verde e saneamento. O secretário nacional substituto de Estruturação do Turismo do MTur, Marcelo Moreira, avaliou que a parceria confirma o esforço pelo desenvolvimento do setor. “O novo governo tem grandes ações para atrair investimentos externos, e a parceria do NDB é importante para ofertar mais crédito a empresas brasileiras do mercado de Viagens e Turismo”, apontou.

Kazbekov citou a atuação do NDB pelo fortalecimento de cidades históricas da Rússia e sugeriu a aplicação do modelo no Brasil. Ele observou que o trabalho promove avanços econômicos e sociais. “O objetivo é tornar as cidades mais atrativas para turistas. E com mais infraestrutura, você reforça a criação de empregos”, ressaltou. Ele confirmou para maio a abertura em São Paulo do Escritório Regional do NDB nas Américas, que também contará com uma representação na capital federal.

No encontro, técnicos do MTur relataram medidas no sentido de facilitar o acesso a crédito por gestores públicos e empresas do segmento. Eles apresentaram o Prodetur +Turismo, que avalia propostas de empréstimo junto ao BNDES e ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), e o Fundo Geral de Turismo (Fungetur), que financia empreendimentos privados e, até o final deste ano, disponibilizará R$ 518 milhões a projetos turísticos.

A reunião em Brasília contou ainda com a participação de Beatriz Kobayashi, da Coordenação-Geral de Fomento ao Empreendedorismo, Atração de Investimento e Fungetur do MTur; Camila Tiussu, da Assessoria Especial de Relações Internacionais do MTur; Evgeny Kochkin, assessor do vice-presidente do NDB; e Felipe Mota, secretário-geral da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

Receba nossas newsletters