Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Secretária executiva do MTur destaca ações que impactaram diretamente o setor em 2023

Ana Carla Lopes do MTur e Romina Nardi da UNWTO Secretária executiva do MTur destaca ações que impactaram diretamente o setor em 2023

Ana Carla Lopes, do MTur, e Romina Nardi, da OMT, no Salão Nacional do Turismo 2023 (Eric Ribeiro/M&E)

Em um ano de reconstrução de políticas públicas, a Secretaria Executiva do Ministério do Turismo (MTur) foi essencial para uma transformação profunda na estrutura da pasta, impactando diretamente no desenvolvimento do setor turístico brasileiro. As ações empreendidas pela equipe liderada pela secretária executiva, Ana Carla Lopes, ganharam destaque em 2023.

É o caso do retorno de profissionais que estavam atuando em outras Pastas da Esplanada; da ampliação do orçamento para 2024, com a previsão de aumento de 700% na comparação com 2023, até a maior visibilidade internacional do Brasil, com a com a instalação, no Rio de Janeiro, do primeiro escritório das Américas e do Caribe da Organização Mundial do Turismo (OMT).

E a própria Ana Carla destacou três avanços que marcaram a área no ano de 2023. “O que eu posso destacar de avanço no ano para o Ministério do Turismo, no que se refere a Secretaria Executiva, a gente pode citar o sentimento do servidor. O sentimento de pertencimento ao Ministério do Turismo que há muitos anos não tinha a valorização que merecia. Então, um dos nossos avanços foi de ter os servidores aqui presentes, com muita vontade de participar desse novo momento”, disse ela.

Segundo Ana, além disso, também está ocorrendo a recomposição estruturante do ministério. “Então, temos coordenações específicas, temos diretorias, temos secretarias especiais, isso tudo para melhorar a confecção das políticas públicas para o turismo do Brasil. Com esses novos setores, inserimos, por exemplo, temas de extrema importância para o Governo, como a sustentabilidade e a diversidade, que antes, viviam à margem do turismo”, destacou.

Outra pauta muito importante é a recomposição orçamentária do ministério, elevado em mais de 700%. “Então a gente vai ter uma mais possibilidade de investimentos para o ano de 2024. Desde a parte administrativa, até lá na ponta, até chegar ao brasileiro de qualquer lugar do país. Conquistamos um recorde na execução orçamentária. A gente conseguiu empenhar, executar muita coisa, concluímos mais de 500 obras em 2023”, disse Ana Carla.

Segundo ela, todos esses avanços demonstram que estamos no caminho certo, mas que ainda temos muito o que avançar. “Desde o Conselho Nacional de Turismo, que também voltou esse ano; a premiação das ações das boas práticas do turismo brasileiro; a premiação de desempenho dos servidores. São todas vitórias que conquistamos e que impactam no desenvolvimento do setor. Vamos avançar nas ações estruturantes, potencializando o turismo na economia, como enorme gerador de renda, emprego e inclusão”.

Receba nossas newsletters