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Política

SMTUR foca em ações de políticas públicas para estruturar turismo em São Paulo

Orlando Faria, secretário Municipal de Turismo de São Paulo

Orlando Faria, secretário Municipal de Turismo de São Paulo

SÃO PAULO – O Secretário Municipal de Turismo de São Paulo apresentou hoje (07) um plano de ações para suprir a falta de política pública de turismo na cidade de São Paulo durante o Segundo Fórum de Hotéis de Luxo, realizado pelo Visite São Paulo no Sheraton São Paulo WTC Hotel. O novo órgão SMTUR, criado no final do ano passado, é responsável por formular políticas e diretrizes voltadas à promoção do turismo e eventos e implantar o plano municipal de turismo (PLATUM), além de promover a realização de eventos públicos municipais com objetivo de atrair e desenvolver o turismo na Cidade de São Paulo.

“Tanto o Estado de São Paulo quanto o Município esta carente de politicas públicas pro turismo. Quando assumimos a secretaria, faltava um plano de ação com enfoque nessas questões. Tanto a política de turismo quanto a de eventos estão sob o encargo da SMTUR. Assim que a secretaria foi criada em outubro de 2018, tivemos logo de cara tivemos a Fórmula 1, o Natal, Réveillon, o aniversário da cidade de São Paulo e o Carnaval. Após esse calendário de final e começo de ano, nós já começamos a pensar sobre o que faríamos pelo turismo de São Paulo”, explicou Orlando Faria, secretário municipal de turismo de São Paulo.

Alguns dos projetos estratégicos já planejados:

Triangulo SP – Segundo Orlando, não existe cidade turística sem centro histórico valorizado. Por isso, a secretaria pretende não apenas “reurbanizar” o calçadão do centro de São Paulo e sim dar vida a esse território durante o período noturno e finais de semana. “Durante o dia, 600 mil pessoas passam pelo calçadão das regiões de São Bento, Sé, Pátio do Colégio e São Francisco porém aos finais de semana e a noite, um clima de insegurança toma conta do local. Por esse motivo, pretendemos restruturar o local. O ministro Vinicius Lummertz já garantiu a disponibilização de uma verba que será utilizada para investimentos na revitalização do espaço, iluminação cênica, criação de eventos que chamem o público para conhecer esse local e etc”, afirmou Orlando.

Branding – A criação de uma marca para a cidade também já está na agenda dos órgãos de Turismo. “Precisamos divulgar São Paulo para outros estados e países e para isso é necessário formar uma marca para poder vender o produto”.

City Tour – Apesar de não ter extrema relevância para o setor hoteleiro ou até mesmo para a economia turística, para Orlando, a presença de City Tours guiados ambienta o turista e é importante para que o turismo se fortaleça e consolide-se. “Até o final do ano, esperamos ter algumas empresas com rotas diferentes operando ônibus que realizem City Tours, para que a percepção do turista sobre São Paulo seja diferente”

Calendário de eventos internacionais e de lazer – “A ocupação hoteleira em São Paulo registra um índice alto de segunda a quinta-feira mas esse número diminui aos finais de semana. Para que possamos manter uma consistência nesses número e eles permaneçam elevado, nossa ideia é procurar eventos internacionais e promover eventos de lazer e entretenimento aos finais de semana em São Paulo. Os finais de semana que registram índices hoteleiros mais altos no ano são os finais de semana da Fórmula 1 e o do Salão do Automóvel. Queremos trazer para São Paulo eventos que possam ter esse impacto, durante todo o ano”, explicou o secretário.

Press Tours durante todo o ano, crossmarketing e outras ações também fazem parte do plano estratégico.

FUTURO DA SPTURIS

A SPTuris, antiga autoridade de turismo do município de São Paulo, terá suas ações leiloadas no dia 4 de junho. Com lance mínimo de R$ 1 bilhão, se a Empresa de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo não for vendida para uma empresa privada, ela será reduzida e haverá corte de funcionários e terceirização da infraestrutura. Caso isso ocorra, a SPTuris funcionara como a empresa que executa e opera as ações que SMTUR planeja.

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