SÃO PAULO – O Secretário Municipal de Turismo de São Paulo apresentou hoje (07) um plano de ações para suprir a falta de política pública de turismo na cidade de São Paulo durante o Segundo Fórum de Hotéis de Luxo, realizado pelo Visite São Paulo no Sheraton São Paulo WTC Hotel. O novo órgão SMTUR, criado no final do ano passado, é responsável por formular políticas e diretrizes voltadas à promoção do turismo e eventos e implantar o plano municipal de turismo (PLATUM), além de promover a realização de eventos públicos municipais com objetivo de atrair e desenvolver o turismo na Cidade de São Paulo.
“Tanto o Estado de São Paulo quanto o Município esta carente de politicas públicas pro turismo. Quando assumimos a secretaria, faltava um plano de ação com enfoque nessas questões. Tanto a política de turismo quanto a de eventos estão sob o encargo da SMTUR. Assim que a secretaria foi criada em outubro de 2018, tivemos logo de cara tivemos a Fórmula 1, o Natal, Réveillon, o aniversário da cidade de São Paulo e o Carnaval. Após esse calendário de final e começo de ano, nós já começamos a pensar sobre o que faríamos pelo turismo de São Paulo”, explicou Orlando Faria, secretário municipal de turismo de São Paulo.
Alguns dos projetos estratégicos já planejados:
Triangulo SP – Segundo Orlando, não existe cidade turística sem centro histórico valorizado. Por isso, a secretaria pretende não apenas “reurbanizar” o calçadão do centro de São Paulo e sim dar vida a esse território durante o período noturno e finais de semana. “Durante o dia, 600 mil pessoas passam pelo calçadão das regiões de São Bento, Sé, Pátio do Colégio e São Francisco porém aos finais de semana e a noite, um clima de insegurança toma conta do local. Por esse motivo, pretendemos restruturar o local. O ministro Vinicius Lummertz já garantiu a disponibilização de uma verba que será utilizada para investimentos na revitalização do espaço, iluminação cênica, criação de eventos que chamem o público para conhecer esse local e etc”, afirmou Orlando.
Branding – A criação de uma marca para a cidade também já está na agenda dos órgãos de Turismo. “Precisamos divulgar São Paulo para outros estados e países e para isso é necessário formar uma marca para poder vender o produto”.
City Tour – Apesar de não ter extrema relevância para o setor hoteleiro ou até mesmo para a economia turística, para Orlando, a presença de City Tours guiados ambienta o turista e é importante para que o turismo se fortaleça e consolide-se. “Até o final do ano, esperamos ter algumas empresas com rotas diferentes operando ônibus que realizem City Tours, para que a percepção do turista sobre São Paulo seja diferente”
Calendário de eventos internacionais e de lazer – “A ocupação hoteleira em São Paulo registra um índice alto de segunda a quinta-feira mas esse número diminui aos finais de semana. Para que possamos manter uma consistência nesses número e eles permaneçam elevado, nossa ideia é procurar eventos internacionais e promover eventos de lazer e entretenimento aos finais de semana em São Paulo. Os finais de semana que registram índices hoteleiros mais altos no ano são os finais de semana da Fórmula 1 e o do Salão do Automóvel. Queremos trazer para São Paulo eventos que possam ter esse impacto, durante todo o ano”, explicou o secretário.
Press Tours durante todo o ano, crossmarketing e outras ações também fazem parte do plano estratégico.
FUTURO DA SPTURIS
A SPTuris, antiga autoridade de turismo do município de São Paulo, terá suas ações leiloadas no dia 4 de junho. Com lance mínimo de R$ 1 bilhão, se a Empresa de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo não for vendida para uma empresa privada, ela será reduzida e haverá corte de funcionários e terceirização da infraestrutura. Caso isso ocorra, a SPTuris funcionara como a empresa que executa e opera as ações que SMTUR planeja.