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Política

Veja os profissionais que vão comandar os EBTs norte-americanos

Paulo Henrique, Maíra Braga Chianca e Michelle Margot Alves

Paulo Henrique, Maíra Braga Chianca e Michelle Margot Alves


Os Estados Unidos  vão receber três dos 13 Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs)  que a Embratur inaugura este mês  em quatro continentes do mundo. O investimento é uma aposta no crescimento do mercado que já é o segundo que mais emite turistas ao Brasil – foram 580 mil viajantes norte-americanos no ano passado, atrás apenas da Argentina. Este ano, os EUA foi o país que mais fez reservas de ingressos para a Copa do Mundo 2014 – 66 mil.

“ A criação dos EBTs nos EUA tem como intuito intensificar ainda mais as ações de promoção do Brasil  nesse destino que tem tudo para crescer nos próximos anos”, afirma o presidente da Embratur, Flávio Dino. “Por outro lado, os EBTs também vão nos ajudar a fazer ajustes finos em nossa política promocional, ao trazerem informações detalhadas de comportamentos de mercado que, às vezes, demoramos a identificar daqui”. Ele exemplifica. “Se em Nova York, por exemplo, os viajantes passam a se interessar mais por ecoturismo, podemos fazer uma ação específica de nossos destinos nesse segmento”.

Os três EBTs instalados nos EUA vão também atuar em toda a América do Norte, incluindo o Canadá e o México . Os dois países ocupam respectivamente 16º e 17º, juntos em 2012, enviaram mais 130 mil pessoas ao Brasil.  Em junho, durante a Copa das Confederações, a entrada de mexicanos no Brasil aumentou 78% em relação ao mesmo período do ano passado. Tão apaixonados quanto os brasileiros por futebol, os mexicanos vieram acompanhar em massa os jogos de seu time. Com o fim da exigência do visto entre os dois países, em maio, a tendência é que mais turistas deste país busquem o Brasil. Em 2012, 61.658 pessoas vieram ao País.

Já o Canadá enviou, em 2012, para o Brasil mais de 68 mil turistas. Segundo dados da Demanda Turística Internacional, a maioria das viagens feitas por pessoas residentes neste país foram motivadas por Negócios, Eventos e Convenções.

“O mercado norte-americano tem um imenso potencial de crescimento. No último ano fizemos uma série de eventos para promover o Brasil como destino turístico. O principal foi o Goal to Brasil, evento de promoção do Brasil como destino turístico para a Copa do Mundo de 2014. As ações ocorreram em Toronto, no Canadá, em novembro de 2012; nos EUA, em Nova York, em maio, Los Angeles, em outubro; e no México, em maio deste ano também”, conclui Dino.

Os escritórios:       

– América do Norte I, com base em Nova York – O EBT será representado pelo Profissional de Turismo, Paulo Henrique Camargo. O consultor foi responsável pela Gestão de Qualidade dos Meios de hospedagens de rede conveniada com a Bancorbras. Tem também experiência com a coordenação de atribuições administrativas em empresas multinacionais no ramo de hotelaria.

-América do Norte II, sediado em Los Angeles – Maíra Braga Chianca será a representante da Embratur. A profissional de turismo trabalhou na Reed Exhibitions Alcântara Machado, uma empresa que organizada feiras de negócios. Foi responsável pelo portfólio dos eventos de turismo: Salão do Turismo – Roteiros do Brasil; Congresso e Feira das Américas; World Travel Market Latin America. Atuação dentro da unidade de negócios Reed Travel Exhibitions, maior organizadora de feiras de turismo do mundo, na qual se reporta a uma equipe internacional baseada em Londres.

– América do Norte III, fixado em Chicago – Michelle Margot Alves será a consultora desta base. Atualmente é supervisora Comercial na Promo Inteligência Turística, onde tem como trabalho incentivar o crescimento da participação internacional do trade turístico na ABAV – Feira de Turismo das Américas. Sua função é a de mapear o mercado, identificar os principais players, estabelecer relacionamento e garantir a presença de todos os elos da cadeia produtiva do turismo como cias aéreas, operadoras emissivas e receptivas, hotelaria, cruzeiros e órgãos oficiais de turismo.

Sua interface principal é com as principais operadoras dos mercados internacionais dos EUA, Portugal, Espanha, França, México, Reino Unido e Itália. Só nos EUA mantém relacionamento com mais de 150 profissionais através do Brand USA, bem como órgãos oficiais de turismo Visit florida, Las Vegas Convention Bureau Authority, Visit Orlando, Visit Ancorage, Visit California.

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