Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

​CNC debate sustentabilidade no Turismo

O professor Jonathan Van Speier durante palestra na sede da CNC (Crédito: Gabriel Salles)

O professor Jonathan Van Speier durante palestra na sede da CNC (Crédito: Gabriel Salles)


O Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) deu início ao Estudo sobre Turismo e Sustentabilidade. O encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira, dia 20 de fevereiro, na sede da entidade, no centro do Rio de Janeiro. Na ocasião, o painelista foi o professor Jonathan Van Speier, que explanou sobre o tema “O Desenvolvimento Sustentável e Turismo”.

Ele abordou como o Turismo oferece uma combinação de elementos para a realização do desenvolvimento sustentável. Para ele, a teoria do desenvolvimento e a prática se ampliaram, além de alcançarem objetivos econômicos de renda e crescimento através de investimentos e comércio, para incorporar a erradicação da pobreza e distribuição de renda mais igualitária, através da criação de empregos produtivos e de negócios gerados a nível local.

“A indústria do Turismo tem esse poder. O segmento hoje é apresentado como setor capaz de promover a aceleração econômica e o incremento na área social, cultural e ambiental. Serviços sociais básicos – como saúde e nutrição, educação e habitação -, tornaram-se pré-requisitos para o desenvolvimento em longo prazo da economia, assim como de instituições aprimoradas, organizações com inclusão social e política, e respeito por direitos humanos e pelas liberdades democráticas fundamentais”, disse o especialista.

Ainda de acordo com Jonathan Van Speier, durante as últimas décadas, perspectivas de desenvolvimento sustentável têm tentado integrar as instituições governamentais, assim como as instituições eficazes de livre mercado, abrangendo ambos, o Estado e o mercado, como complementares, em vez de opô-los como alternativas mutuamente excludentes.

“Mais do que o crescimento econômico, a sustentabilidade deve conter o social e o humano. É preciso se preocupar com as futuras gerações”, finalizou o professor. 

Receba nossas newsletters