Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos / Serviços

1º Seminário Internacional Inspira Ecoturismo reúne 445 pessoas em Bonito (MS)

 O eventou, que está acontecendo no Wetiga Hotel entre os dias 18 e 19 de maio, tem como principal objetivo debater o ecoturismo no Brasil.


O eventou, que está acontecendo no Wetiga Hotel entre os dias 18 e 19 de maio, tem como principal objetivo debater o ecoturismo no Brasil

Bonito – O 1º Seminário Internacional Inspira Ecoturismo, organizado pelo Polo Sebrae de Ecoturismo, acontece nesta quarta (18) e quinta-feira (19), em Bonito, no Mato Grosso do Sul. O evento, que reuniu 445 pessoas no Wetiga Hotel em seu primeiro dia, tem como objetivo fomentar o ecoturismo e promover o debate das principais tendências e desafios do segmento. 

De acordo com o Sebrae, a iniciativa tem como principal foco fomentar o empreendedorismo e a inovação, além do relacionamento entre gestores de destinos com vocação para turismo sustentável. Durante os dois dias, o evento contará com a presença de autoridades e profissionais do trade de 25 estados diferentes, 6 caravanas do Mato Grosso do Sul, 4 países e 15 Sebraes do Brasil.

O Seminário também tem apoio do Ministério do Turismo, Governo do Estado de Mato Grosso, a prefeitura de Bonito, a fundação de Turismo do MS, além de associação como a Braztoa, entre outras entidades.

Abertura oficial

A abertura do evento foi marcada por discursos de agradecimento e uma apresentação musical realizada com instrumentos típicos da região pelos musicistas Marcelo Loureiro e Vinicius Pereira. 

Claudio Mendonça, presidente do Sebrae Mato Grosso do Sul.

Claudio Mendonça, presidente do Sebrae Mato Grosso do Sul.

Bruno Quick, diretor técnico nacional do Sebrae, abordou a importância do evento e revelou a inauguração do Polo de Ecoturismo do Sebrae. “Que este primeiro seminário inaugure nosso polo de referência e disseminação de ecoturismo no Sebrae. Pretendemos iniciar essa longa trajetória de busca do que existe de bom no Brasil e em outros países, que veem no ecoturismo força para fomentar o desenvolvimento econômico. O Brasil, com seus seis biomas, encontra no ecoturismo um caminho para o desenvolvimento e geração de oportunidades para micro e pequenas empresas”, afirmou o diretor. 

“Precisamos inovar e avançar, empoderar o setor privado, dando nosso suporte junto com o Sebrae. Trabalhamos para o destino e não para nossas organizações”

Claudio Mendonça, presidente do Sebrae Mato Grosso do Sul, também aproveitou a oportunidade para falar sobre a necessidade das entidades e do setor como um todo se unirem para desenvolver os destinos de ecoturismo de forma consistente. “Não é uma pessoa que faz o ecoturismo. Somos todos nós que acreditamos, que transformamos isso em uma realidade! Estou feliz de estar lançando nosso polo de referência de ecoturismo do Sebrae aqui em Bonito, que é o maior exemplo do segmento no País atualmente”, explicou.

Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur-MS.

Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur-MS.

Bruno Wendling, diretor presidente da Fundtur MS, também falou sobre as expectativas do destino e da promoção turística do estado, pautada neste coletivismo. “Sejam bem vindos ao Mato Grosso, espero que vocês possam conhecer nossos atrativos em Bonito e em outros destinos. Vivemos um ano legal com o remake da novela (Pantanal), a inauguração do Bioparque Pantanal…Tudo isso irá mudar o nível de atratividade do Mato Grosso do Sul”, explicou.

“Precisamos inovar e avançar, empoderar o setor privado, dando nosso suporte junto com o Sebrae. Trabalhamos para o destino e não para nossas organizações. Precisamos exercitar essa capacidade de trabalhar de forma coletiva”, reforçou Wendling.

Por fim, o Prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, abordou os investimentos da prefeitura para promover o destino e os esforços para desenvolver cada vez mais o turismo sustentável. “Estamos buscando sempre novas formas de melhorar nosso destino que é o melhor destino de ecoturismo do Brasil. Temos muitos planos para avançar cada vez mais, junto com o setor privado e as entidades para promover o nosso município. Na parceria, tudo funciona”, finalizou. 

Josmail Rodrigues, prefeito de Bonito.

Josmail Rodrigues, prefeito de Bonito.

Estiverem presentes ainda a diretora técnica do Sebrae, Maristela França; Juliane Ferreira Salvadori, da secretaria de Turismo, Indústria e Comércio do MS; Gabriela Stowell, presidente da ATTA para América Latina; Rafaela Lehman, coordenadora geral de Turismo Responsável do MTur; Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa; Milagros Ochoa, responsável pelo turismo da Promperu no Brasil; entre outras importantes figuras do trade.

O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA.

Receba nossas newsletters