Ocorreu na manhã desta terça-feira (26) a coletiva de imprensa que antecede a Expo Abla 2024, que aconterá no São Paulo Expo entre os dias 27 e 28. A coletiva, apresentada por Marco Aurélio Nazaré e Paulo Miguel Junior, presidente e vice-presidente da Abla, respectivamente, relatou dados referentes ao ano de 2024 para o setor de aluguel de veículos, relativos aos parceiros da associação.
Entre os destaques está o crescimento de 5% no emplacamento de automóveis e comerciais leves em relação ao ano anterior, com projeção de 620 mil veículos, e o aumento de 5,1% da frota total. A idade média dos carros também deve diminuir, alcançando 17,8 meses, refletindo uma tendência de renovação motivada pelos altos custos de manutenção. Apesar disso, a elevação da taxa Selic e o aumento no preço dos veículos preocupam o setor, que demanda altos investimentos, com um total de R$ 68 bilhões em 2024.
O mercado de aluguel diário ainda representa menos de 45% do total, embora tenha crescido 2,12% em relação a 2023. Desses, 30% são voltados ao turismo de lazer e negócios, destacando a importância do segmento para o setor turístico. O crescimento do número de locadoras também segue uma tendência positiva, reforçando a relevância da locação no cenário econômico.
A Expo Abla continua a crescer ano após ano e promete trazer quase 15 horas de conteúdo, mais de 45 palestrantes e 70 marcas, em um espaço de mais 8 mil metros quadrados, para suportar os mais de 2 mil participantes estimados. A programação completa pode ser conferida no site.