A Allianz Travel encerra 2024 com um balanço positivo e um horizonte promissor para 2025. Sob a gestão de Gabriel Nascimento, gerente de produto e inovação, a marca se consolidou no mercado com recordes de vendas e reconhecimento de peso, tendo conquistado três prêmios relevantes na categoria de seguros: Melhor de Viagem e Turismo (Editora Abril), Melhores Destinos e Reclame Aqui, onde foi considerada o melhor seguro viagem do país.
Em entrevista, Gabriel destacou a alta demanda por seguros de viagem registrada em 2024, especialmente em viagens nacionais, impulsionadas pelo câmbio desfavorável para destinos internacionais. “Notamos um movimento crescente de viajantes redirecionando suas escolhas para destinos na América Latina, reflexo direto da variação cambial. Esse ajuste trouxe um aumento expressivo na emissão de apólices voltadas a esses itinerários”, explica.
Um dado relevante foi o crescimento de 16% nas contratações de seguros em viagens de ônibus, comparado ao mesmo período do ano passado, atribuído à alta nos preços das passagens aéreas.
Para 2025, a expectativa é de estabilidade no volume de apólices, ajustando-se ao chamado “novo normal” pós-pandemia. A Allianz projeta um crescimento de 18 a 20% nas vendas e tem planos de fortalecer a parceria com o trade turístico, atualizar seu portfólio de produtos e marcar presença em grandes eventos, como a WTM, um dos principais encontros do setor.
Entre as tendências apontadas, destaca-se a busca por staycations, viagens mais longas que aliam lazer e home office, favorecendo uma vivência imersiva nos destinos. Outra mudança em evidência é a retomada do turismo familiar, com destaque para hotéis fazenda e resorts, que têm impulsionado a venda de apólices voltadas a grupos familiares. Globalmente, também se observa uma maior preocupação com a contratação dos seguros para garantir uma experiência mais tranquila e com garantia de atendimentos remotos ou presenciais.