Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos / Serviços

Com mais de 83 mil visitantes em 2019, Círio de Nazaré contará com atividades virtuais

Círio de Nazaré trouxe 83 mil turistas ao Pará em 2019

Círio de Nazaré levou 83 mil turistas ao Pará em 2019

Uma pesquisa realizada em parceria pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e o Dieese Pará aponta que, em 2019, mais de 83 mil turistas estiveram em Belém para acompanhar a festividade religiosa, injetando na economia paraense aproximadamente 31 milhões de dólares, ou o equivalente a 120 milhões de reais, na conversão do câmbio do ano passado. Mas, com a pandemia causada pela Covid-19, a população paraense se prepara para um Círio de Nazaré diferente, em que a maioria das atividades será realizada virtualmente.

A pesquisa mostra ainda que os principais estados emissores de turistas para o Círio de 2019 foram São Paulo (15%), Maranhão (14%), Rio de Janeiro (10%), Amapá (10%) e Ceará (6%). Do total de visitantes, de acordo com o gênero, o público masculino foi de 52% e o feminino 48%. Dentre os principais meios de hospedagem, hotel apareceu em primeiro lugar com 47%, seguido de casa de parentes com 21% e casa de amigos com 18%. Já no que diz respeito ao meio de transporte, a grande maioria dos turistas escolhe a viagem de avião (74%) como a melhor opção.

Outro dado relevante, é que 97% dos visitantes afirmaram querer voltar em 2020. Os locais mais visitados durante a estadia em Belém por estes turistas foram a Basílica de Nazaré com 28%, Estação das Docas com 26% e Ver-o-Peso com 21%. Além de mostrar a importância econômica do Círio para a economia paraense, a pesquisa aponta impactos sobre diversos setores com a não realização das procissões este ano, a exemplo do comércio, indústria e a agropecuária.

Almoço do Círio

O Dieese Pará também fez um levantamento envolvendo os produtos que fazem parte do tradicional almoço do Círio. Este ano os paraenses devem se preparar para um aumento expressivo em muitos alimentos, principalmente na maniva, ingrediente fundamental para a maniçoba, prato típico desta época do ano.

A tradição culinária leva para mesa dos paraenses vários produtos regionais que ainda devem ter reajuste de preço até o próximo mês. A recomendação é que os consumidores pesquisem os melhores preços na hora da compra ou que façam a substituição por produtos mais acessíveis quando possível.

Receba nossas newsletters