Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Confiança do empresário do comércio alcança o maior patamar na pandemia

Shopping no centro de Brasília tem movimento intenso no último fim de semana antes do Natal

Confiança do empresário do comércio alcançou o patamar de 121,1 pontos em janeiro, o maior desde março de 2020

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), alcançou o patamar de 121,1 pontos em janeiro, o maior desde março de 2020 (128,4 pontos) e melhor do que o observado no mesmo mês de 2021 (105,8 pontos), após alta de 1,4%. Na comparação anual, o crescimento foi de 14,5%.

Todos os subíndices principais avaliados pela pesquisa também apresentaram alta, com destaque para Intenções de Investimento, que obteve variação mensal positiva de 1,8%, alcançando 110,6 pontos, o maior nível desde janeiro de 2014 (114,6 pontos) Já a maior pontuação ficou por conta do item Expectativas do Empresário do Comércio, que, com avanço de 1,5% em relação a dezembro do ano anterior, chegou a 152,7 pontos.

“Mesmo com a propagação da variante Ômicron, a vacina tem garantido um impacto menor da covid-19 na população, com sintomas mais leves e redução da taxa de mortalidade. Esse sentimento de segurança vem contribuindo para que os empresários já enxerguem uma pequena melhora nas condições econômicas, no curto prazo”, avaliou o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

A pesquisa mostrou ainda que os empresários estão mais otimistas quanto à geração de empregos. Entre os itens que analisam as intenções de investimento dos comerciantes, a maior satisfação foi em relação à Contratação de Funcionários (137,2 pontos), indicador com também maior crescimento mensal dentre os dessa categoria (+5,0%). A maior parte dos empresários (68,9%) demonstrou intenção de aumentar sua contratação, sinalizando que a recuperação do mercado de trabalho deve continuar.

Receba nossas newsletters