Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos / Serviços

Em crescente demanda, enoturismo é tema de conferência mundial da OMT

A 5ª Conferência Mundial de Enoturismo da Organização Mundial do Turismo (OMT), que aconteceu nesta semana, no Alentejo (Portugal), em torno do lema “O Enoturismo como motor do desenvolvimento rural”, reuniu atores dos setores público e privado para identificar formas de maximizar a contribuição potencial do setor. Também estavam em pauta o avanço da transformação digital, do marketing e da promoção e preservação da natureza por meio do enoturismo.

enoturismo vinho

Especialistas, produtores, distribuidores de vinho, operadoras de turismo e representantes de destinos participaram da conferência.

Especialistas, produtores, distribuidores de vinho, operadoras de turismo e representantes de destinos participaram da conferência. “A pandemia reforçou o papel do turismo no desenvolvimento rural. O turismo do vinho e sua conexão com o território, produtos e tradições locais abrem novas oportunidades para promover o emprego e a inclusão nas áreas rurais”, disse
o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili.

Rita Marques, secretária de Estado do Turismo de Portugal, Jean-Baptiste Lemoyne, secretária de Estado da Ministra da Europa e Negócios Estrangeiros da França, Sofia Zaharaki, vice-ministra do Turismo da Grécia, Pedro Siza Vieira, secretário de Estado da Economia e Transição Digital de Portugal, participaram de debates.

“O Enoturismo está na vanguarda do nosso Plano Nacional de Turismo. A sua missão é atrair mais visitantes, de mais países, ao longo do ano, em todos de Portugal”, disse o secretário de Estado da Economia e Transição Digital de Portugal, Pedro Siza Vieira, que anunciou ainda o lançamento do site do Turismo do Vinho em Portugal e uma primeira Semana do Vinho e Viagens a realizar no Porto em fevereiro de 2022.

O turismo do vinho está em crescente demanda, já que na era pós-pandemia os consumidores vão procurar mais experiências ao ar livre nas áreas rurais. A Conferência destacou a importância de desenvolver toda a cadeia de valor do turismo para complementar as atividades vinícolas como forma de criar mais empregos e negócios, promover os produtos locais e melhorar a experiência do visitante.

“O setor do vinho e da gastronomia revela-se cada vez mais como uma alavanca fundamental para o turismo italiano. E o será ainda mais no futuro. Por este motivo, a nomeação do no próximo ano na Itália para a sexta edição da Conferência Mundial de Enoturismo é duplamente importante”, disse o Ministro do Turismo da Itália, Massimo Garavaglia

Receba nossas newsletters