Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Serviços

Mais de 80% dos brasileiros apoiam comprovante de vacinação em locais fechados

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha revelou que a maioria (81%) dos brasileiros é a favor de apresentação de vacinação contra a Covid-19 para entrar em locais fechados, como escritórios, bares, restaurantes e shows. Entre as mulheres, 87% apoiam a apresentação de comprovante de vacina para ingressar em locais fechados, e 12% são contra. Na parcela masculina da população, o índice dos contrários a esse tipo de medida dobra (24%), enquanto 74% se posicionam a favor.

comercio shopping serviços Rogério Cassimiro - MTUR

Pesquisa revelou ainda que três em cada dez (30%) brasileiros declaram ter tido Covid-19 desde o início da pandemia (Rogerio Cassimiro/MTur)

Além disso, a pesquisa revelou ainda que três em cada dez (30%) brasileiros declaram ter tido Covid-19 desde o início da pandemia, sendo que 25% disseram ter feito teste para confirmar esse diagnóstico. A projeção de casos a partir desse dado aponta que 42 milhões de brasileiros com 16 anos ou mais tiveram Covid-19 desde que teve início a pandemia. Para confirmar a informação, foi realizada uma contrachecagem entre os entrevistados que declararam terem sido contaminados e feito o teste.

Em média, os infectados pegaram Covid uma vez. Nove em cada dez infectados (90%) declararam ter pego uma vez a doença e 9%, duas vezes. A maioria (84%) teve Covid antes de tomar a primeira dose da vacina, 7% após tomar a primeira dose, 8% após tomar duas doses e 2%, após tomar três doses.

O Datafolha também buscou informações sobre o atual momento da pandemia, e o levantamento mostra que, nos últimos 30 dias, 3% declaram ter tido Covid-19 com diagnóstico dado após testagem. Há ainda 3% que disseram não ter certeza se tiveram a doença ou não, e 94% declaram não terem desenvolvido a doença.

90% estão com a cobertura vacinal completa

Entre os brasileiros com 18 anos ou mais, ainda segundo o Datafolha, 96% já tomaram vacina e os demais não pretendem se vacinar (2%) ou não sabem (2%). Dos vacinados, 60% tomaram duas doses, 30% tomaram três doses e 6% tomaram somente uma dose. Ou seja, 90% têm uma cobertura vacinal completa, e 10% têm cobertura incompleta ou não irão se vacinar.

No segmento de 60 anos ou mais, 75% já tomaram três doses da vacina contra a covid, índice que cai para 28% na faixa de 45 a 59 anos e recua ainda mais nas faixas de idade mais baixas.

79% são a favor de vacinas para crianças

A maioria dos brasileiros (79%) é a favor da vacinação de crianças de 5 a 11 anos, e 17%, contra. Entre os homens, 22% são contra, ante 13% das mulheres. A taxa de contrários também fica acima da média entre os mais ricos (28%, contra 13% entre os mais pobres) e entre empresários (34%). Não há diferença entre quem são responsáveis por crianças nessa faixa de idade (78%) e o restante da população (79%) em relação ao apoio à vacinação infantil contra a covid.

Receba nossas newsletters