Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Política / Serviços

MTur lança Guia de Turismo Social e propõe ações para desenvolver políticas públicas

MTur lançou Guia do Turismo Social durante o evento

MTur lançou Guia do Turismo Social durante evento realizado pela CNC no Rio

RIO DE JANEIRO – O terceiro e último painel do evento que reúne propostas e ações voltadas ao crescimento do Turismo Social, parte da série “Turismo – Cenários em Debate”, debate “desafios e propostas para uma política pública de turismo social no Brasil”. Com mediação de Carlos Lopes, da Coobrastur, o painel responde quais são os desafios para criação e implantação de programas desta natureza no País.

Além de Carlos Lopes, completam o debate Aluizer Malab, secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Ministério do Turismo (MTur), que abordou as diretrizes para o desenvolvimento do setor e lançou o Guia do Turismo Social, e João Evangelista, da UFF, que falou sobre o Turismo responsável no contexto do Plano Nacional de Turismo.

Carlos Lopes, da Coobrastur, e João Evangelista, da UFF

Carlos Lopes, da Coobrastur, e João Evangelista, da UFF

“Precisamos produzir mais informações, não só sobre o turismo social, mas para todos os segmentos. Hoje no Brasil não temos material para mostrar a relevância do setor e todo o mapeamento deste Turismo para facilitar o processo de gestão”, disse João, que durante sua apresentação explicou como o Turismo Social acabou sendo incorporado pelo Plano Nacional de Turismo, que vai de 2018 a 2022, para melhorar a qualidade e competitividade do setor; incentivar a inovação; fortalecer a regionalização; e promover a sustentabilidade. 

MTUR LANÇA GUIA COM AS DIRETRIZES PARA O TURISMO SOCIAL

Já Aluizer Malab teve a honra de lançar durante o evento o novo material do Ministério do Turismo: “Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Social no Brasil”. O executivo ainda revelou o processo que norteia as estratégias da Pasta com relação ao Turismo Social. “Temos um trabalho com colaborações diversas de órgão estaduais e federais. O Turismo Social é a forma de turismo que promove a inserção de todos, proporcionando qualidade de vida e exercício da cidadania. As diretrizes servem para nos nortea, convergir nossas ações e colocar todos na mesma página, no mesmo nível de trabalho, uma promoção do turismo de todos para todos”, destacou.

Aluizer Malab, secretário do MTur

Aluizer Malab, secretário do MTur

O secretário lembrou que o Brasil tem grandes avanços neste tema, que tem conseguido dar passos adiante no sentido de promover o turismo social. “Hoje 60 milhões de brasileiros viajam pelo Brasil e temos um potencial enorme de crescimento, já que o Turismo é um direito de todos, acima de tudo pela questão social, com a oportunidade de integrar comunidades locais à cadeia produtiva do turismo e, deste modo, obter acessos aos benefícios que a atividade proporciona, com vistas à distribuição mais junta da renda e da riqueza”, frisou Aluizer.

Em sua apresentação, Malab destacou ainda as diretrizes do MTur para investir ainda mais o Turismo Social em todo o Brasil. Entre eles, a identificação e avaliação de programas, metodologias, mecanismos e oportunidades de parcerias; promoção de ações de capacitação; formulação de plano de capacitação para diferentes atores que compõem a oferta do turismo; apoio ao fomento de eventos, realização de estudos e pesquisas, criação de rede de informação e intercämbio de experiências; conscienctização da sociedade e do empresariado do turismo; produção de Guia de Turismo Social; identificação dos agentes de turismo com interesse em trabalhar com o Turismo Social; garantir participação de comunidades locais e a manutenção da infraestrutura; e a criação de incentivos à oferta de produtos ligados ao segmento.

Receba nossas newsletters