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MTur promove geração de R$ 7 milhões em negócios para agricultura familiar

Vinicius Lummertz, ministro do Turismo (Foto: Roberto Castro/ MTur)

Vinicius Lummertz, ministro do Turismo (Roberto Castro/ MTur)

Um mercado de produtos regionais e de promoção do turismo rural foi um dos destaques do estande do Ministério do Turismo durante a Abav Expo 2018. As dez cooperativas e associações que participaram do Mercado da Agricultura Familiar representando as cinco macrorregiões brasileiras movimentaram – entre vendas diretas, negócios fechados e futuros – mais de R$ 7,3 milhões. Entre os produtos comercializados, estiveram chocolates, queijos, vinhos e cafés orgânicos, uma amostra de que a indústria do Turismo envolve, valoriza e gera impacto econômico em uma ampla variedade de pequenos negócios no Brasil.

“O mercado foi uma vitrine para o turismo rural e novos negócios se abriram para nossos cooperados”, destacou Luiz Freitas, consultor da Cooperativa Mista de Paraguaçu (MG), que tem 90% dos sócios dedicados ao cultivo e produção de café. Segundo Freitas, a procura pelos produtos da agricultura familiar surpreendeu os expositores que participaram de uma feira de turismo pela primeira vez. Entre os parceiros comerciais de negócios futuros da cooperativa, estimados em R$ 1 milhão, estão hotéis e resorts que pretendem investir na compra de cafés especiais para os hóspedes. “Vamos apostar em torras diferenciadas para café expresso e coado para atendermos essa nova clientela”, disse.

O espaço foi criado em parceria pelo Ministério do Turismo e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), fruto de um acordo de cooperação técnica assinado em junho para promover ações de comercialização e promoção de produtos e serviços da agricultura familiar no setor de Viagens.

Para o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, o resultado comprova a estreita relação da agricultura familiar com a atividade turística. “O turismo impacta direta e indiretamente 52 atividades econômicas que são a base do desenvolvimento do setor. Quando um turista viaja, o consumo dele extrapola o próprio setor de Viagens e reverbera em uma ampla variedade de pequenos negócios no Brasil. O resultado mostra que o turismo é um setor inclusivo, traz para perto de si outros setores importantes que também têm ganhos significativos quando incrementamos nossos atributos turísticos”, avaliou o ministro. Segundo ele, a transformação do turismo em grande negócio nacional promove o desenvolvimento rural sustentável por meio da inclusão de comunidades produtivas, o que ajuda o país a recuperar a capacidade de gerar emprego e renda.

A agricultura familiar reúne aproximadamente 40 milhões de produtores no país, que representam 84% dos estabelecimentos rurais e são responsáveis por 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Atualmente, o Brasil é o 8º maior produtor do mundo no cultivo de alimentos oriundos da agricultura familiar.

De acordo com pesquisa do Ministério do Turismo, a culinária do Brasil recebeu avaliação positiva de 95,7% dos turistas estrangeiros e os restaurantes foram aprovados por 96,4%, confirmando a gastronomia como um importante ativo do turismo nacional. Grande parte do diferencial está nos produtos e temperos regionais, tipicamente brasileiros.

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