Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Museu do Futebol lança exposição sobre preparação do primeiro título mundial

A Seleção em Poços de Calda

A preparação da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 1958, disputada na Suécia, é o tema de “A Seleção em Poços de Caldas”, nova exposição virtual do Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. O material conta com imagens captadas pelo fotojornalista Antonio Lucio (1930-2000), ganhador de duas edições do Prêmio Esso.

O período em Poços de Caldas é especialmente relevante para a história da seleção brasileira. Foi a primeira vez em que o time nacional trabalhou fora do Rio de Janeiro antes de um Mundial, além de ter sido considerada por muitos a concentração mais organizada até então. Na cidade mineira, por exemplo, os jogadores foram submetidos a exames médicos, odontológicos e psicológicos, além de um treinamento intenso, classificado como extremamente rigoroso à época, aplicado pelo preparador físico Paulo Amaral.

O acervo de Lucio foi descoberto em 2013 pela jornalista Silvia Herrera, filha dele – acometido por um câncer, o fotojornalista tinha morrido em 2000. Em 2018, o material foi organizado por ela em um livro intitulado “Seleção nunca vista”, lançado neste ano no Museu do Futebol.

Receba nossas newsletters