Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Parques e Atrações / Serviços

Museu Oscar Niemeyer bate recorde de visitantes em 2019

Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer

Além do MASP, outro museu brasileiro também bateu recorde de visitantes em 2019. O Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, recebeu 377,7 mil pessoas em 2019, maior número registrado desde que foi inaugurado, há 17 anos.

O resultado, no ano passado, representa um aumento de 21,3% em relação a 2018 e uma média de mais de 30 mil visitantes por mês. O recorde anterior era de 2017, quando o local recebeu 367,6 mil pessoas. Considerado o maior museu de arte da América Latina, o MON conta com um acervo 7 mil peças em um espaço de mais de 35 mil m² de área construída.

Segundo dados da Demanda Turística Internacional, pesquisa realizada anualmente pelo Ministério do Turismo, o principal motivo dos turistas internacionais para visitar Curitiba (PR) é em busca de cultura. Na avaliação sobre a satisfação do visitante na capital paranaense, 88,4% declaram que a viagem atendeu plenamente ou superou as expectativas e 96,8% pretendem retornar ao destino.

“O trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Ministério do Turismo e pelo governo federal é focado em investir robustamente na infraestrutura dos destinos turísticos brasileiros, com melhoria não só por meio de obras, mas na qualificação da oferta, dos profissionais, na segurança dos turistas, entre outros aspectos. Esses resultados também demonstram o regaste ao patriotismo e da confiança no Brasil, com um mercado mais aberto e uma economia mais sólida e com crescimentos sucessivos”, destaca o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Para a diretora-presidente do museu, Juliana Vosnika, os números alcançados comprovam que as ações inovadoras desenvolvidas pelo MON têm estimulado a frequência ao local e o envolvimento de diferentes perfis de público nos programas educativos. “O Museu é um espaço vivo, de diálogo permanente, que deve extrapolar a função contemplativa e instigar a participação de seus visitantes, e o Arte para Maiores faz isso com excelência”, comenta Juliana Vosnika.

Ao longo de 2019, o MON realizou 11 exposições, entre elas a “Ai Weiwei Raiz”. Foi a primeira temporada brasileira de exposições da obra do artista chinês Ai Weiwei, reverenciado como um dos grandes nomes da cena contemporânea mundial e notório devido ao interesse que demonstra pelas questões sociais e humanas.

Receba nossas newsletters