As línguas são portais para conexões globais e, no turismo são fundamentais em viagens internacionais. Pelo menos uma entre as 10 línguas mais faladas do mundo é utilizada pela maioria das pessoas no planeta, e o português está entre elas para nossa sorte, pois nos dá mais liberdade e autonomia em muitos lugares do exterior. Algumas línguas que você pode nunca ter ouvido falar vão surpreendê-lo pelo número de falantes.
Neste ranking global, veremos como cada idioma desempenha um papel crucial em suas respectivas culturas e regiões. Do jin chinês ao gujarati, cada língua conta uma história rica, carregando tradições e costumes únicos. E o português, que aparece em nono lugar na lista, é um verdadeiro exemplo dessa diversidade linguística.
O português, com 223 milhões de falantes, é a língua oficial em 10 países, incluindo Brasil e Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste É fascinante como um idioma com raízes tão antigas continua a crescer e a moldar culturas ao redor do globo. De fato, o português não é apenas uma linguagem, mas um transmissor de heranças culturais e tradições vibrantes.
Top 10, número total de falantes nativos e não nativos:
- Inglês – Aproximadamente 1,5 bilhão de falantes
- Mandarim (Chinês) – Aproximadamente 1,1 bilhão de falantes
- Hindi – Aproximadamente 600 milhões de falantes
- Espanhol – Aproximadamente 580 milhões de falantes
- Francês – Aproximadamente 310 milhões de falantes
- Árabe – Aproximadamente 310 milhões de falantes
- Bengali – Aproximadamente 230 milhões de falantes
- Português – Aproximadamente 220 milhões de falantes
- Russo – Aproximadamente 150 milhões de falantes
- Japonês – Aproximadamente 125 milhões de falantes
Inglês e espanhol – A Plataforma ‘Aprenda Mais’, do Ministério da Educação, oferece cursos gratuitos de inglês e espanhol on-line. As aulas são totalmente on-line e não possuem tutoria, ou seja, os alunos devem completar o curso de acordo com as instruções do material.
A formação tem duração de 30 horas e é voltada, principalmente, para estudantes do ensino médio e superior, mas quem não está estudando também pode acessar os cursos. As inscrições estão abertas até o dia 31 de dezembro e a previsão para a conclusão é 31 de janeiro de 2025.