Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Reforma Tributária pode aumentar em até 188% a carga de impostos sobre serviços, diz CNC

José Roberto Tadros, presidente da CNC

José Roberto Tadros, presidente da CNC (Arquivo/M&E)

Propostas em tramitação no Congresso Nacional para a Reforma Tributária sugerem alíquotas de impostos unificados que variam de 12% a 25% em substituição àquelas em vigor atualmente. Um estudo divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) sobre 30 segmentos do setor de serviços aponta que o aumento médio da carga tributária chegaria a 84% e, em alguns casos, ultrapassaria 188%. É o caso do subsetor de seleção, agenciamento e locação de mão de obra.

O segundo que deve ter maior impacto é o de serviços para edifícios e atividades paisagísticas, responsável, por exemplo, pela terceirização de trabalhadores de limpeza: seria um aumento de 172,8% para a atividade. O serviço de segurança, vigilância e transporte de valores teria ampliação da carga tributária de 163%; já a compra, venda e aluguel de imóveis próprios teria aumento de 143%.

“A Reforma Tributária é extremamente importante e necessária para o crescimento do país. No entanto, não é justo o aumento da carga tributária sobre o setor de serviços, que responde por 37% da força de trabalho no Brasil e gerou 55% dos empregos formais no País na retomada da economia depois da pandemia”, afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Tadros reforça a importância de uma Reforma Tributária equilibrada, justa e equânime. “A CNC prima pela harmonia entre os setores da atividade econômica. Um segmento não pode ser desonerado em detrimento de outro. Precisamos chegar a um consenso que traga melhorias para toda a sociedade brasileira”, reitera.

Receba nossas newsletters