Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Serviços

Revitalização do Gramadão da Itaipu terá início em outubro

O projeto visa transformar o espaço em um novo parque de lazer

O projeto visa transformar o espaço em um novo parque de lazer

Até o dia 20 de outubro, o Gramadão da ‘Vila A’ da Itaipu vai começar a mudar. Com poucas intervenções e projeto sustentável, o local, que já é a “praia de Foz do Iguaçu”, passará por uma revitalização que o tornará ainda mais atrativo aos moradores e turistas. As mudanças vão da arquitetura ao paisagismo, privilegiando a arborização e os espaços de convivência, respeitando o aspecto natural de relevo do terreno e gramado. A previsão é que obra seja entregue em dez meses, ou seja, em agosto do ano que vem.

Um dos pontos de encontro mais frequentados por moradores da Vila A, o Gramadão de Itaipu conta com 31 mil metros quadrados de área. Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, a transformação do espaço num parque de lazer “vai possibilitar um acolhimento melhor da nossa gente, de todas as idades, do amanhecer ao pôr do sol no local”.

Ainda segundo o general, a ação é mais um incentivo ao turismo, a principal atividade econômica da cidade. “Foz do Iguaçu é uma cidade turística e merece ter investimentos no setor, tanto para atender melhor moradores da cidade como também o visitante, que terá no Gramadão mais um atrativo de qualidade”, afirmou.

O investimento estimado para a revitalização do Gramadão é de R$ 3,9 milhões. A obra atende ao pedido das assessorias de Comunicação Social e de Turismo da Itaipu. A gestão será feita pela Diretoria de Coordenação da empresa. A obra será executada pela Puel Engenharia, empresa de Florianópolis (SC).

Natal de Luzes

Durante o período de obras, o Gramadão será interditado, para dar celeridade ao projeto. Por isso, nesta edição, a programação natalina da Itaipu será na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, também na Vila A, de 3 a 21 de dezembro, das 20h às 24h. Uma projeção de luz mapeada na arquitetura da igreja vai mostrar um pouco da história de Foz, seus atrativos, diversidade de etnias e a magia da festa natalina.

Propostas do projeto

Haverá sinalização nas imediações mostrando como será o novo Gramadão. Entre as novidades está o calçadão arborizado que será construído na Rua Guará, atrás da Concha Acústica, dando um novo uso à via no trecho entre a Avenida Paraná e a Rua Perdigão. Este calçadão foi projetado para receber as barraquinhas de comida, que migrarão da Avenida Silvio Américo Sasdelli para este novo local, com iluminação, segurança e espaço mais adequados. Será também uma nova entrada ao Gramadão, com acesso direto ao parquinho.

Esta é a maior revitalização do espaço desde o final dos anos 90, quando ali foi promovido o primeiro Natal de Foz e, logo em seguida, em 2000, foi construída uma nova infraestrutura, com concha acústica e sanitários. O projeto prevê melhorias no mobiliário urbano, ordenamento e adequação das barraquinhas de comidas. O modelo de concessão de uso do espaço ainda está sendo definido e será divulgado futuramente.

Receba nossas newsletters