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“Trem é Turismo” fecha 2011 superando todas as metas estabelecidas

Sávio Neves, presidente da ABOTTC (Foto: Diego Reis)

Sávio Neves, presidente da ABOTTC (Foto: Diego Reis)


Através da iniciativa da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC) em parceria com o Sebrae, linhas de trens turísticos e comerciantes que atuam no entorno das estações aumentaram a geração de receita e melhoraram a qualidade do atendimento. Assim, o projeto “Trem é Turismo” fecha o ano superando todas as metas estabelecidas, contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão dos negócios e para ampliação da oferta de serviços e produtos.

“Ficamos muito felizes com os resultados que o projeto alcançou. Temos certeza que a ABOTTC e o Sebrae conseguiram ajudar no crescimento do setor, mostrando que os trens turísticos têm condições de se tornarem pontos turísticos importantes do país”, comemora o presidente da ABOTTC, Sávio Neves.

Desde a criação do projeto, em maio de 2010, até outubro deste ano, as atividades promovidas contribuíram para que os operadores de trens e comerciantes pudessem corrigir as deficiências e melhorar os pontos positivos dos seus empreendimentos. Com as oficinas e consultorias, o projeto melhorou em 98% o atendimento oferecido aos turistas e apontou formas de aperfeiçoar a gestão dos negócios, resultando em um aumento de geração de renda de 88%. Além disso, com o apoio recebido, os comerciantes ampliaram os serviços e produtos oferecidos em 90%. Em todas as categorias, a meta estabelecida era de 80%.

O sucesso da iniciativa também serviu para mostrar que o país precisa oferecer apoio aos micro e pequenos empresários. A maior parte das pessoas atendidas pelo Trem é Turismo revelou que começou o negócio sem ter nenhum conhecimento técnico. São donos de restaurantes, de lojas de artesanato, entre outras atividades, que acabam vendo o seu investimento não vingar por falta de conhecimento sobre gestão.

O gestor do projeto pela ABOTTC, Luiz Carlos Barboza, explica a importância da iniciativa como forma de apoiar micro e pequenos empresários. “Muitos não alcançavam melhores resultados porque não tinham nenhum conhecimento básico de administração e marketing. Geriam os negócios quase que de uma forma amadora. O país precisa criar projetos para apoiar micro e pequenos empresários. Sem isso, eles não saberão como aproveitar os grandes eventos que o Brasil vai receber nos próximos anos”, afirma.

Para apoiar os operadores e comerciantes após o fim das oficinas, a ABOTTC e o Sebrae produziram três manuais que vão servir como guias para que os empreendedores continuem aperfeiçoando seus negócios. O material aborda questões como centrais de negócios, plano de marketing e gestão e práticas ambientais.

Com um orçamento superior a R$ 2,2 milhões, o projeto foi criado em 2010 para ajudar o segmento de turismo ferroviário a se tornar um produto mais atrativo para turistas brasileiros e internacionais. Através de pesquisas de avaliação dos empreendimentos, consultorias e oficinas de planejamento e gestão, os consultores do Trem é Turismo qualificaram 24 operadores de trens e mais de 700 empreendedores. Os trens estão espalhados por 11 estados, entre os mais conhecidos estão o Trem do Corcovado (RJ), o Trem do Vinho (RS), o Trem do Pantanal (MS), o Trem do Forró (PE), Trem da Vale Ouro Preto Mariana (MG), o Trem da Serra do Mar (PR) e a Estrada de Ferro de Campos do Jordão (SP).

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