Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Serviços

Taylor Swift, Madonna e mais: impacto de grandes eventos nas cidades-sede é enorme, aponta Visa

The Eras Tour, da cantora Taylor Swift, se tornou a turnê mais lucrativa da história (Divulgação/Visa)

The Eras Tour, da cantora Taylor Swift, se tornou a turnê mais lucrativa da história (Divulgação/Visa)

O mais recente estudo da Visa Consulting & Analytics (VCA) mostra um crescimento médio de 15% nas transações com credenciais de pagamento Visa em quatro mega shows e turnês que passaram pelo Brasil em relação a média normal de um final de semana em 2023. A pesquisa constatou que a apresentação de grandes artistas nacionais e internacionais em turnês e festivais movimentam as cidades, e impactam os hábitos de consumo dos fãs e apaixonados por música.

O levantamento teve como base o número de transações com credenciais de pagamento Visa que foram realizadas durante os principais eventos musicais de 2023 e 2024 comparado com os outros finais de semana do ano de 2023. A pesquisa englobou a edição 2023 do festival Lollapalooza; a primeira edição do The Town; a turnê The Eras Tour, de Taylor Swift, com passagens no Rio de Janeiro e São Paulo; e a The Celebration Tour, de Madonna.

“Grandes eventos como os shows internacionais são uma oportunidade para as cidades sede se beneficiarem do aumento do consumo e do fluxo de turistas, que buscam viver experiências únicas e inesquecíveis. A Visa acompanha esse movimento e oferece soluções de pagamento que facilitam e agilizam as compras, tanto nos locais dos eventos quanto nos estabelecimentos comerciais da cidade. Com isso, contribuímos para o desenvolvimento econômico e social das regiões que recebem esses eventos”, afirma Tiago Moherdaui, vice-presidente da Visa Consulting & Analytics.

Destaques de cada evento

A primeira constatação do time de VCA foi que esses shows têm sido cada vez mais importantes para atrair turistas internacionais para as cidades-sede. As transações transfronteiriças aumentaram em quase 40% somente na passagem da turnê de Taylor Swift no Rio de Janeiro, por exemplo. Outra descoberta é que eventos de grande porte incentivam a adoção de tecnologias como o pagamento por aproximação.

No final de semana da Celebration Tour, da Madonna, no Rio de Janeiro, foi registrado um crescimento de 50% no pagamento por aproximação realizado por estrangeiros, e mais de 30% no pagamento por aproximação realizado por brasileiros em comparação com a média de transações dos finais de semana em 2023. Segmentos como alimentação e transporte continuam sendo os mais impactados, mas há uma crescente diversificação para outros segmentos na análise.

Na edição 2023 do festival Lollapalooza, realizado na capital paulista, foi registrado um crescimento de 30% nas transações com credenciais de pagamento emitidas no exterior na comparação com a média de 2023. Os países que mais visitaram a cidade foram: Estados Unidos, França, Reino Unido, Argentina, Portugal e Alemanha. Foi registrado também um crescimento de 25% nas transações presenciais, e 10% de aumento nas transações por aproximação em comparação à média de transações dos finais de semana de 2023.

Já na primeira edição do festival The Town, realizado em setembro de 2023 em São Paulo, foi registrado um crescimento de 10% na média de transações comparado com a média de transações dos finais de semana em 2023, e um destaque para os segmentos a categoria de Fast Food com quase 30%, e por fim Entretenimento, com 20%.

A turnê “The Eras Tour”, da popstar americana Taylor Swift, se consagrou como a turnê mais lucrativa da história, segundo o Guinness World Records. Em sua passagem pelo Rio de Janeiro, a The Eras Tour apresentou um crescimento de 25% na média de transações realizadas por brasileiros, e um crescimento de 40% nas transações realizadas por cartões emitidos no exterior, em comparação ao mesmo período de 2022.

A presença de turistas durante o final de semana da turnê foi liderada pelos Estados Unidos, seguido da Argentina, Chile, França e Peru. Ainda no consumo realizado por turistas estrangeiros no Rio de Janeiro no final de semana da turnê, o pagamento por aproximação ganhou ainda mais destaque com aumento de 60% nos dias analisados.

Já o consumo dos swifties com credenciais de pagamento Visa emitidas no Brasil na The Eras Tour teve seu resultado mais expressivo nos shows de São Paulo, com um crescimento de 25% nas transações realizadas por portadores de credenciais de pagamento Visa emitidas no Brasil. Durante o fim de semana da turnê na capital paulista, foi detectado um crescimento de 200% nas transações em restaurantes e 30% de aumento em refeições.

Por fim, o encerramento da Celebration Tour da Madonna parou a orla de Copacabana e trouxe visitantes de todo o mundo, o que resultou num aumento expressivo de 100% no número de transações que foram realizadas de forma presencial por credenciais de pagamento Visa emitidas fora do Brasil, e 15% no aumento de transações realizadas por credenciais de pagamento Visa, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

A conveniência do pagamento por aproximação também teve destaque e apreço do público brasileiro, com um crescimento de 30% por estrangeiros, e um aumento de 50% por portadores de credenciais de pagamento Visa emitidas no Brasil. O levantamento também detectou um crescimento de 80% nos setores de restaurantes, transporte e redes de fast food.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.