Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Tecnologia

Ensino High-Tech: Como as novas tecnologias podem revolucionar a capacitação no Turismo

Computadores e espaços para notebooks ficam de frente para o pátio de aeronaves

Óculos 3D, gamefication, webinar, quizz… Nunca antes tantas palavras estranhas foram associadas à educação. E não é para menos. Em um mundo hiperconectado, onde a informação está a apenas um clique de distância, as tecnologias estão ganhando as salas de aula como uma forma de inovar no aprendizado e manter o interesse dos alunos. E verdade seja dita, muitos não aguentam mais o típico método de capacitação que envolve um palestrante e horas sentado em uma cadeira tomando notas. Para isso, as empresas estão investindo em novidades e processos lúdicos a fim de tornar o aprendizado, não apenas mais agradável, mas leve, dinâmico e proveitoso.

Carlos Grieco, sócio-diretor Comercial e Marketing da Startup de desenvolvimento de tecnologia voltada para educação, EvoBooks, explica que os novos modelos de ensino ajudam a manter os alunos motivados. Uma pesquisa realizada pela empresa, em parceria com a universidade de Yale e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra que as tecnologias têm um impacto enorme do aprendizado.

“Apenas 10% de uma palestra é retido. Os outros 90% são jogados fora” (Sérgio Velloso)

O estudo, feito a partir do uso de óculos de realidade virtual 3D com alunos de uma escola em Botucatu (SP), apontou um aumento de 20% na melhora do rendimento escolar contra as escolas que não utilizavam o gadget. “O número é muito expressivo, se levarmos em consideração que ter uma biblioteca na escola aumenta em 13% o aprendizado, enquanto contar com internet aumenta em 10%”, esclarece Grieco. Sérgio Velloso, responsável pelo M&E Academia – plataforma de treinamentos e capacitação do MERCADO & EVENTOS –, complementa: “Apenas 10% de uma palestra convencional é retido. Os outros 90% são jogados fora”.

Porém, não basta incluir dispositivos high-tech apenas para dar uma impressão de modernização. Grieco enfatiza que é necessário planejamento e um estudo. “Para um treinamento de sucesso, é preciso desenvolver um processo de capacitação pedagógica. Ou seja, não basta jogar informações para os participantes. É essencial que haja um processo de ensino pautado em teoria pedagógica. Muitas pesquisas mostram que ter um pedagogo envolvido aumenta a efetividade do meio utilizado para o ensino”, elucida o diretor.

“O agente é tecnológico no momento de vender, mas para aprender ele gosta de ir para a sala e perguntar” (Ronaldo Faria)

Velloso ainda vai mais longe. Para ele, o sistema de pedagogia atual é infantil e voltado para o desenvolvimento educacional de jovens. O ideal é apostar em profissionais especializados em androgogia, uma ciência especificamente pensada no desenvolvimento dos adultos. “Esta é uma forma de envolver o adulto no processo”, explana Velloso.

INVESTIMENTO EM TREINAMENTO X FATURAMENTO

Clique na imagem para ampliá-la (Fonte: ABTD)

Clique na imagem para ampliá-la (Fonte: ABTD)

CENÁRIO
Além do pedagogo ou androgogo, um designer institucional é essencial para criar um projeto interessante. “O designer tem a função de pensar na experiência da jornada de aprendizado. É ele que vai desenvolver formas diferentes de aprender e de ensinar, a exemplo de quizz, jogos, simulação e outros”, afirma o diretor da EvoBooks.

“A inovação trás resultados diferentes, até mais positivos, que muitos mercados já adotam” (Velloso)

No turismo, os mais diversos modelos de treinamentos são aplicados para capacitar os agentes de viagens. Desde apresentações pontuais com café da manhã ou almoço, passando por roadshows e, mais recentemente com ensino à distância. Acrescente também a esta lista, as palestras realizadas durante feiras e outros eventos de imersão, como o Encontro Ancoradouro, por exemplo.

Neste último, que segue um formado diferenciado, os profissionais são colocados em contato direto com fornecedores de produtos e serviços e momentos de descontração, durante uma imersão que dura quatro dias. O resultado? Segundo o fundador do Grupo Ancoradouro, Juarez Cintra Filho, nas semanas subsequentes ao encontro as cotações e vendas aumentam de uma forma significativa.
“Os fornecedores precisam inovar nos métodos de capacitação. Mostrando para o agente de viagens a experiência, para que ele possa viver o momento. A inovação trás resultados diferentes, até mais positivos, que muitos mercados já adotam”, destaca Velloso.

PRESENCIAL X ONLINE?
Não é de se admirar que o método tradicional de capacitação, em formato de palestras, seja o mais comum. Ronaldo Faria, gerente de Treinamento e SAC da Flytour Viagens, salienta que este é o método mais eficaz, com aumento até de 25% em vendas após um dia inteiro de capacitação.
“Embora esse método seja considerado ultrapassado, é o que nos traz, neste momento, maior resultado prático. Enquanto um roadshow que passa por dez cidades, por exemplo, consegue capacitar até 800 agentes, a plataforma de treinamento online não atinge metade, com cerca de apenas 50 acessos no mesmo período”, frisa Faria, que complementa: “O agente é tecnológico no momento de vender, mas para aprender ele gosta de ir para a sala e perguntar”, complementou.

Além disso, o método presencial oferece uma possibilidade maior de marketing, além de contato direto com os clientes. Para Carlos Grieco, da EvoBooks, os cursos presenciais tem outro diferencial: a baixa taxa de abandono. “É mais difícil um aluno abandonar um curso presencial que um online. O online basta deixar de comparecer. O contato presencial ajuda a manter o aluno na sala”, explica.

“O EAD é uma ferramenta maravilhosa. Porém é complementar. O treinamento presencial não é dispensável” (Sérgio Velloso)

Em contrapartida, as plataformas de Ensino à Distância (EAD) contam com um facilitador que o presencial não possui: elas são capazes de romper as barreiras impostas pela distância. Velloso aponta: “O EAD é uma ferramenta maravilhosa, onde as pessoas podem aprender em qualquer momento e de qualquer lugar. Algumas cidades não contam com roadshows e treinamentos. O EAD tem uma capilaridade muito alta, sendo um material rápido e pontual. Um conteúdo em 40 minutos. Porém é uma ferramenta complementar. O treinamento presencial não é dispensável”, marca o executivo.

Para Velloso, a maior problemática do EAD é o conteúdo, muitas vezes apresentado de forma maçante, e a falta de disciplina dos alunos. “É preciso colocar o curso à distância dentro da rotina”. Uma solução que tem funcionado é o webinar. As transmissões são realizadas ao vivo e online. Nesta ferramenta um especialista interage com os interessados, que têm a oportunidade de fazer perguntar e participar da aula.

Clique na imagem para ampliá-la (Fonte: ABTD)

TIPOS DE TREINAMENTOS. (Clique na imagem para ampliá-la / Fonte: ABTD)

A INVASÃO DOS JOGOS: DO TABULEIRO AO VIDEOGAME
Apps, jogos e até óculos virtuais vem transformando em realidade o que até há pouco tempo não passava de gadgets de filme de ficção. Confira o que tem sido utilizado nas salas de capacitação do país inteiro e algumas novidades que ainda estão por vir:

– Games: De jogos virtuais a jogos de tabuleiro, a questão é que os jogos tornam todo o processo de aprendizagem muito mais interessante. Eles focam em questões de memorização, trabalho em equipe, novos conteúdos, técnicas de venda, planejamento estratégico e muito mais. Tudo isso através de um jogo que incentiva a pessoa a ir até o final, ganhando prêmios (seja no jogo ou um prêmio físico) e acumulando pontos.

-Óculos de realidade virtual: Os óculos saem da ideia de um vídeo à distância e trazem a experiência para o “aqui e agora”, colocando os profissionais dentro de uma montanha-russa e vivenciando essa experiência, ou passeando pelas acomodações de um hotel, um novo cruzeiro ou mesmo pela cidade e seus pontos turísticos.

-Imersão: Combinando o modelo prático com o teórico, a imersão torna a capacitação uma forma interessante de aprendizado, uma vez que há espaço para o tradicional e o novo em um mesmo projeto. Além disso, o conteúdo não fica maçante, pois não é necessário dar todas as informações de uma vez em questão de minutos, o processo é feito mais espaçado, sendo assim melhor absorvido.

-Quizz e perguntas e respostas: No melhor estilo de passa ou repassa, trivia e outros, os quizzes permitem testar o conhecimento sobre o produto antes do treinamento e desenvolver um conteúdo focado nas dificuldades dos profissionais. Após a capacitação, esse mesmo modelo verifica qual foi o índice de aprendizado.

Receba nossas newsletters