Uma nova pesquisa da Global Rescue revelou que homens e mulheres têm preferências distintas quando se trata de escolher os destinos de viagem dos seus sonhos. De acordo com a pesquisa Global Rescue Summer 2024 Traveler Sentiment and Safety Survey, 35% dos viajantes experientes dão alta prioridade à visita a lugares com paisagens de tirar o fôlego, enquanto 31% preferem destinos que ofereçam atividades de aventura. Há, no entanto, uma discrepância definitiva entre as preferências dos viajantes do sexo feminino e masculino.
Para as mulheres, paisagens naturais deslumbrantes, como montanhas, selvas, savanas, desertos, recifes, cânions e geleiras, são a principal prioridade ao selecionar um destino. 37% das mulheres entrevistadas indicaram que essas características cênicas são o fator mais importante em suas escolhas de viagem.
Enquanto isso, a mesma porcentagem de homens entrevistados (37%) apontou as atividades de aventura, como mergulho, esqui, montanhismo e trekking, como sua principal consideração.
“Compreender as preferências dos viajantes é essencial para o setor de viagens, e nossa pesquisa esclarece as diferentes prioridades com base no gênero. Enquanto as mulheres tendem a preferir as belas paisagens e experiências culturais, os homens estão mais inclinados a buscar aventuras. Essa percepção pode ajudar os fornecedores de viagens a adaptar suas ofertas para atender às diversas necessidades de seus clientes”, disse Dan Richards, CEO da The Global Rescue Companies, um dos principais fornecedores mundiais de serviços de segurança, médicos e de evacuação, e membro do U.S. Travel and Tourism Advisory Board do Departamento de Comércio dos EUA.
Além do esplendor da natureza, as mulheres também tendem a dar mais importância às experiências culturais quando se trata de tomar decisões de viagem. Cerca de 15% das entrevistadas destacaram a importância de se envolver com o idioma, as vestimentas, os costumes e as tradições locais, indicando um desejo de experiências autênticas e imersivas e de estabelecer conexões mais profundas com o destino. No entanto, apenas 3% das mulheres consideraram fatores como eventos, fenômenos naturais, arquitetura, culinária e compras essenciais no planejamento da viagem.
Por outro lado, os homens parecem estar menos preocupados com elementos culturais, com apenas 10% considerando a diversidade cultural como um fator primordial em seu processo de tomada de decisão. Em vez disso, eles tendem a priorizar não apenas a aventura, mas também – assim como as mulheres – as paisagens. Na verdade, 33% dos entrevistados do sexo masculino também citaram a beleza cênica como um aspecto importante de seu destino de viagem ideal.
A pesquisa também revelou algumas discrepâncias notáveis entre os principais destinos dos sonhos dos homens e das mulheres. As viajantes do sexo feminino expressaram grande interesse em visitar lugares como: Antártica, Nova Zelândia, Islândia, Ilhas Galápagos, Egito e Austrália.
Enquanto isso, os homens preferiram a Austrália (especialmente a Grande Barreira de Corais), a Antártica, a Nova Zelândia, a Patagônia, a Mongólia e várias partes da África.
“Os resultados da pesquisa destacam a importância das paisagens e da aventura nas escolhas de viagem, mas também ressaltam a dinâmica em evolução das preferências dos viajantes. À medida que mais mulheres se envolvem em esportes de aventura e exploram destinos remotos, podemos ver uma mudança nessas preferências no futuro”, disse Richards.