Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Opinião / Política

EDITORIAL – Todos contra o fim do Perse!

PHOTO 2023 03 29 12 06 38 EDITORIAL - Todos contra o fim do Perse!

A luta continua! Menos de um mês após uma série de entidades e líderes do setor de Turismo e Eventos participarem de atos em favor do Perse – Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), temos um novo encontro marcado no próximo dia 5 de março para mais três dias de manifestações em Brasília. O ato reafirma a importância do programa para a hotelaria nacional e demonstra seu desacordo com a medida, além de ressaltar os danos que ela pode trazer para o setor de turismo.

O Perse foi e continuará sendo fundamental para o setor de Turismo e Eventos. E sinto que a maioria do Congresso Nacional tem esta mesma perceção. Não é de hoje que o programa vem contribuindo significativamente para manter os investimentos das empresas, renegociar as dívidas e gerar novos postos de trabalho após a pandemia. Portanto, acabar com o Perse de maneira precoce é um erro crasso, que coloca renda e empregos em jogo, indo totalmente ao contrário do projeto de governo federal para o Turismo.

Para quem não lembra, o fim do Perse foi determinado pela Medida Provisória (MP) 1.202/2023. O texto retoma de forma gradativa, a partir de abril, a tributação sobre as empresas do setor de eventos, que voltará a ser cobrada totalmente em 2025. Dados divulgados recentemente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) revelam que parte do crescimento do faturamento do Turismo de 7,8% se deve à retomada e estabilização do setor de eventos, com a ajuda do Perse.

O M&E marcará presença em Brasília, na mobilização da FPhotel no Congresso Nacional, com o apoio de diversas entidades nacionais ligadas à indústria de hotéis, como Abav Nacional, Abeoc, ABIH, Fohb, Sindepat, Unedestinos, ABMotéis, entre tantas outras entidades. Estaremos fazendo a cobertura de perto do ato no Congresso Nacional. Esta é uma das maneiras que encontramos para dar força ao movimento e lutar, uma vez mais, pelo Turismo brasileiro.

Viva o Perse, viva os Eventos, viva o Turismo!

Roy Taylor é presidente e CEO do MERCADO & EVENTOS.

Receba nossas newsletters