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Rodoviário

Fresp anuncia projeto para o reposicionamento do turismo rodoviário

Fase inicial do projeto possibilitará compreender os anseios e necessidades do público-alvo e irá gerar dados que poderão nortear o setor e auxiliar no aprimoramento dos serviços prestados pelas empresas (Foto: divulgação/Fresp)

Fase inicial do projeto possibilitará compreender os anseios e necessidades do público-alvo e irá gerar dados que poderão nortear o setor e auxiliar no aprimoramento dos serviços prestados pelas empresas (Divulgação)

A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo (Fresp) deu início, neste mês, a um trabalho de reposicionamento e reaproximação do turismo rodoviário com o mercado de turismo, organizadores e viajantes.

“De 2020 para cá, muita coisa mudou, inclusive o perfil do turista, suas demandas e as experiências que passou a valorizar. Nesse contexto, é preciso que o turismo rodoviário esteja bem posicionado para atender os anseios daqueles que querem viajar, assim como daqueles que organizam as viagens, além dos destinos que recebem este turista”, destaca Regina Rocha, diretora executiva da Fresp.

Com esse objetivo, o projeto intitulado ‘Consultoria para reposicionamento do Turismo Rodoviário frente aos players do mercado’ vai reunir informações relevantes sobre o setor, que inclusive poderão contribuir para alimentar dados do Observatório do Turismo.

“Não temos muitas pesquisas sobre o setor rodoviário, portanto, um estudo desta amplitude, ouvindo os usuários, agentes e representantes dos destinos, é necessário e pode contribuir com informações importantes sobre a participação dos equipamentos rodoviários no turismo do estado de São Paulo”, esclarece a diretora executiva da Fresp.

O trabalho será desenvolvido ao longo de quatro meses com o objetivo de posicionar o turismo para atender os anseios daqueles que querem viajar, assim como daqueles que organizam as viagens, além dos destinos que recebem este turista.

A consultoria prevê uma série de ações, como pesquisa voltada para os players; pesquisa voltada a quem utiliza o transporte rodoviário para viagens a lazer; reuniões com associações de classe; e capacitação para empresas de transporte por fretamento.

“Assim será possível favorecer o pleno desenvolvimento do turismo rodoviário, a fim de prestar um serviço que atenda aos anseios dos clientes (turistas, agências de turismo e organizadores de viagens), mas sem deixar de ouvir os destinos para que também sejam contemplados nessa movimentação de turistas”, afirma Regina.

Em paralelo, a Fresp fará reuniões com as associações de classe ligadas ao turismo, a fim de entender a demanda de cada uma delas e colocar o setor de fretamento à disposição. Fechando o trabalho, o cronograma da consultoria prevê também a capacitação ‘Turismo Rodoviário – oportunidades e possibilidades’, que acontecerá de forma remota junto às empresas de fretamento rodoviário, tão logo a primeira fase de pesquisas seja concluída.

“Ao final deste trabalho de pesquisas e levantamento de informações com quem lida com o turismo e com quem viaja, conseguiremos compreender os anseios e necessidades do público-alvo do turismo rodoviário, capacitar as empresas associadas da Fresp a aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos no mercado, assim como mostrar que temos equipamentos de qualidade, com uma proposta que atende as atuais necessidades desse tipo de cliente”, afirma Pozati.

O trabalho de reposicionamento terminará com a idealização de três roteiros de turismo rodoviário, que funcionarão como um projeto piloto, para que as empresas associadas à Fresp se posicionem no mercado como consultores parceiros da cadeia produtiva do turismo, auxiliando guias de turismo, organizadores de viagens e agentes de viagens a oferecer as melhores soluções de mobilidade rodoviária ao seu cliente, pensando ainda na questão ambiental e social.

“Nossa intenção é ouvir agências, guias de turismo, prefeituras e/ou todas as pessoas, físicas ou jurídicas, que promovam viagens e que estejam, de alguma forma, envolvidas com o turismo. Já junto às empresas de transporte e aos organizadores de viagens de lazer, conseguiremos obter mais informações sobre o perfil de quem pratica o turismo rodoviário, entendendo assim suas motivações, hábitos e nível de satisfação em relação aos serviços prestados pelas empresas de fretamento rodoviário”, detalha Fábio Pozati, responsável pelo projeto.

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